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Responsabilidade Social da Educação Superior: breve balanço da produção científica brasileira (1990-2009)

Adolfo Calderon

23/08/2013 05:02:25

Adolfo Ignacio Calderón*
Cleber Fernando Gomes** ***
21 de setembro é o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Participe deste grande evento! Saiba mais em www.dia.org.br
A responsabilidade Social da Educação Superior (RSES) é objeto de estudo do presente artigo, o mesmo que apresenta um breve balanço da produção científica brasileira, identificando as teses de doutorado e as dissertações de mestrado defendidas no Brasil a respeito da questão da RSES. Em termos metodológicos, é um estudo bibliográfico, do tipo do Estado da Arte. Como parte do mapeamento, é traçada a linha do tempo da produção científica, identificando as áreas de conhecimento em que os estudos estão inseridos, as regiões do país onde a produção científica está concentrada e as principais tendências da produção científica. Teses de doutorado e dissertações de mestrado Para identificar o número de teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no Brasil, que constam no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi realizada uma busca no referido Banco utilizando a palavra chave “responsabilidade social universitária”, bem como um cruzamento da palavra-chave: “responsabilidade social”, com cada uma das seguintes palavras: “educação superior, ensino superior, IES, Instituições de Educação Superior e Instituições de Ensino Superior”. Num primeiro levantamento localizaram-se 382 teses. Foram descartados 245 estudos a partir da leitura dos títulos, totalizando 137. Posteriormente, analisaram-se cada um dos resumos das 137 teses e descartaram-se 107, pois não eram compatíveis com a proposta da pesquisa sobre responsabilidade social da educação superior e/ou porque eram títulos que não apresentavam coerência com a temática abordada. Ao descartar 107 teses, restaram 29, que serviram de base para realizar o presente estudo, e que abordam explicitamente a questão da responsabilidade social da educação superior. No gráfico 1, o leitor poderá identificar o que neste trabalho denomina-se linha do tempo da produção científica em questão, isto é, a distribuição dos estudos a partir do ano em que foram defendidos. Nota-se que foram localizadas teses/dissertações a partir do ano de 2001. Após esse ano há uma linha variável, mostrando trabalhos defendidos com essa temática até o ano de 2009. Convém destacar que não se encontrou nenhuma tese/dissertação defendida especificamente sobre a questão da RSES ao longo da década de noventa. Registra-se ainda, que no Banco de Teses da Capes encontram-se localizadas as teses/dissertações a partir de 1990. No entanto, só foram encontrados estudos a partir de 2001. Gráfico 1 – Ano de defesa das teses e/ou dissertações produzidas sobre a temática da Responsabilidade Social da Educação Superior

Fonte: o autor. O gráfico 1 permite visualizar que poucos anos antes da aprovação do SINAES, tinham sido defendidos dois estudos abordando a temática da RSES (Fragoso, 2001; Tanaka, 2003). Também se pode observar que, em 2004, ano da criação do SINAES, foram defendidas mais duas pesquisas (Wrasse, 2004; Petrelli, 2004). Analisando esses quatro estudos pode-se afirmar que se trata de pesquisas que não estão emolduradas dentro do marco teórico-referencial que sustenta o SINAES. São estudos que permitem compreender a polarização existente no referencial teórico da época, início da década passada, no qual se constatava, por um lado, a vinculação da responsabilidade social da universidade como reflexo das discussões sobre a responsabilidade social empresarial, voltada para a gestão universitária, em voga na época (WRASSE, 2004; TANAKA, 2003), e por outro, a vinculação da responsabilidade social da universidade com as discussões referentes à função social da universidade, no contexto das três atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão), com evidente opção pelos programas de cunho social (PETRELLI, 2004; FRAGOSO, 2001). Áreas de conhecimento e regiões do país No Banco de Teses da CAPES, todos os estudos cadastrados são classificados a partir de diversos indicadores, sendo um deles a área do conhecimento. A tabela 1 permite constatar que a temática RSES constitui-se uma área essencialmente multidisciplinar. O que inicialmente para um olhar leigo seria uma temática exclusiva do campo da Educação, a pesquisa demonstra que existem muitas áreas do conhecimento que também se debruçam na compreensão da temática em questão. Contrariamente ao que se pode imaginar, o maior volume de estudos foi defendido na área da Administração, 35%, e não da Educação, que teve 29% das teses/dissertações defendidas. Tabela 1. Teses e/ou dissertações defendidas no Brasil em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu sobre a temática Responsabilidade Social da Educação Superior (1990-2009). Distribuição por áreas de concentração.

Área de Concentração

Número de

Teses / Dissertações

%

Administração 10 35
Educação 08 29
Multidisciplinar 03 11
Ciências da saúde 02 7
Ciências sociais aplicadas 01 3
Engenharia 01 3
Direito 01 3
Interdisciplinaridade 01 3
Ciências contábeis 01 3
Políticas públicas 01 3

Total

29 100
Fonte: o autor. A tabela 1 ainda permite visualizar que os estudos restantes estão distribuídos em diversas áreas do conhecimento, englobando 11% em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que a CAPES denomina como área “multidisciplinar”, 25% das teses/dissertações restantes foram distribuídas entre as ciências da saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias, direito, ciências contábeis, políticas públicas e outra área denominada pela CAPES como interdisciplinar. Convém registrar que na área de Administração se enquadram os estudos de Tanaka (2003), Wrasee (2004), Petrelli (2004), Vieira (2006), Águia (2007), Stadler (2007), Felden (2007), Abreu (2009), Galvão (2009) e Silva (2009). Na área da Educação enquadram-se os trabalhos de Fragoso (2001), Silva (2007), Vesce Neto (2007), Silva (2008), Cordeiro (2009), Oliveira (2009), Pinto (2009) e Souza (2009). Dentro da chamada área multidisciplinar, os estudos de Cruz (2008), Miranda (2008) e Ribeiro (2008). Na área das ciências da saúde, os trabalhos de Silva Júnior (2008) e Malafaia (2009). Existem seis áreas nas quais foi defendida uma única tese: Ciências Sociais Aplicadas (Lohn, 2009), Engenharia (Machado Júnior, 2009), Direito (Santos, 2006), Interdisciplinaridade (Reis, 2007), Ciências Contábeis, (Gomes, 2005) e Políticas Públicas (Barros, 2009). Outro dado relevante sobre a temática da RSES foi observado na tabela 2, que mostra as teses/dissertações defendidas no Brasil, entre 1990 e 2009, sobre a RSES, distribuídas por regiões. Nela consta a região nordeste como predominante, com 41% das teses/dissertações. Seguida pelas regiões sul e sudeste, com 31% e 28% do total de estudos produzidos no Brasil, respectivamente. Não foram defendidas teses/dissertações nas regiões norte e centro-oeste. A partir desses dados, visualiza-se uma realidade que contrasta com os dados oficiais da CAPES (BRASIL, 2011), que apontam a região sudeste do país como a maior produtora de conhecimentos científicos do Brasil, com 48%, ficando a região nordeste em terceiro lugar, com 19%. Porém, essa predominância da região nordeste em contraste com a região sudeste, diz respeito somente à temática da RSES. Assim, nesse caso específico, contata-se uma realidade sui generis, na qual a região sudeste aparece em terceiro lugar na produção de teses/dissertações, quando se refere à temática da RSES. Tabela 2. Teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil sobre a Responsabilidade Social da Educação Superior (1990-2009). Distribuição por regiões.

Região

Estado

IES

Número de teses e/ou dissertações por IES e Estado

Total por Região

 

%

Nordeste BahiaCearáPernambuco Fundação Visconde de CairuUniversidade Federal do CearáUniversidade de FortalezaFundação Universidade de Pernambuco

08

01

02

01

12

41

Sul ParanáSanta CatarinaRio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do PRUniversidade Federal do ParanáUniversidade Tuiuti do ParanáUniversidade Federal de Santa CatarinaUniversidade Regional de BlumenauUniversidade do Vale do ItajaíUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulPontifícia Universidade Católica do RS

01

01

01

02

01

01

01

01

09

31

Sudeste São PauloRio de Janeiro Faculdade de Ciências Medicas da Sta. Casa de São PauloPontifícia Universidade Católica de CampinasPontifícia Universidade Católica de São PauloUniversidade Metodista de PiracicabaUniversidade Nove de JulhoUniversidade de São PauloUniversidade Federal FluminenseUniversidade Estácio de Sá

01

01

01

01

01

01

01

01

08

28

Total

29

 

100

Fonte: o autor. Conforme a tabela 2, observa-se que o maior número de trabalhos realizados na região nordeste se concentra no estado da Bahia, onde predominam os trabalhos realizados na Fundação Visconde de Cairu, especificamente no mestrado profissional em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, responsável por oito dissertações (REIS, 2007; CRUZ, 2008; RIBEIRO, 2008; OLIVEIRA, 2009; MALAFAIA, 2009; SOUZA, 2009; MIRANDA, 2008; CORDEIRO, 2009). Em seguida, observa-se que universidades dos estados vizinhos também desenvolveram pesquisas sobre a temática ora estudada. No estado do Ceará foram produzidas três dissertações, duas na Universidade de Fortaleza (VIEIRA, 2006; ABREU, 2009) e uma na Universidade Federal do Ceará (BARROS, 2009). No estado de Pernambuco, defendeu-se uma dissertação, na Fundação Universidade de Pernambuco (SILVA, 2009). Com um total de 31%, a região Sul do país ficou em segundo lugar como responsável por produzir trabalhos na área da RSES. Percebe-se que as teses produzidas nessa região encontram-se fragmentadas entre os estados do Paraná (VESCE NETO, 2007; SANTOS, 2006; SIVA, 2008), Santa Catarina (PETRELLI, 2004; LOHN, 2009; WRASSE, 2004; STADLER, 2007) e Rio Grande do Sul (FELDEN, 2007; PINTO, 2009). Ao todo foram produzidos nove dissertações distribuídas em oito universidades. Em relação à região sudeste, constata-se que foram defendidas 8 teses/dissertações, distribuídas homogeneamente em 8 IES, duas no Rio de Janeiro (FRAGOSO, 2001; ÁGUIA, 2007) e seis em São Paulo (SILVA, 2008; SILVA, 2007; GOMES, 2005; MACHADO JÚNIOR, 2009; GALVÃO, 2009; TANAKA, 2003). Considerações finais A pesquisa realizada permite concluir que, no Brasil, a RSES é uma temática em ascendência e que tem gerado a preocupação teórica dos pesquisadores a partir da aprovação e implantação do SINAES. Por meio do levantamento realizado de teses de doutorado e dissertações de mestrado, que constam no Banco de Teses da CAPES, a partir de 1990, constatou-se que esta temática não foi alvo de estudos e pesquisas na década de noventa. Somente foram localizados dois estudos antes da aprovação do SINAES, em 2001 e 2003, os mesmos que já sinalizavam as duas abordagens principais que giram em torno da questão da RSES, isto é, a RSES no campo da gestão universitária reflexo da gestão empresarial e a RSES no campo da Ética, da função social da universidade. Estas duas abordagens acabam se fortalecendo ao constatar que a RSES é uma temática essencialmente multidisciplinar. As teses/dissertações foram defendidas em duas áreas prioritárias, nos programas de pós-graduação em Administração e nos programas de Educação, com um percentual maior na primeira área. Esse dado pode explicar o fato de que 59% das teses/dissertações estavam focadas no eixo temático “a RSES e os mecanismos de gestão universitária”, seguida por preocupações teóricas a respeito da Responsabilidade Social como valor de cidadania na formação dos estudantes de diversos cursos em nível de graduação, com 24%, e o estudo dos aspectos teóricos da responsabilidade social no contexto da trajetória histórica da educação superior, com 17%. Um dado que chama a atenção na análise global das teses/dissertações é o fato de que 72% dos estudos foram realizados em IES privadas, cuja qualidade é referendada pelo Ministério da Educação. Esse dado permite constatar a importância do setor privado na produção do conhecimento científico sobre a temática da RSES. Uma hipótese que pode ser elaborada, a partir da leitura dos dados expostos neste artigo, é a estreita vinculação que pode ser estabelecida entre a necessidade em termos de eficiência de gestão das IES, num cenário de concorrência no mercado educacional com a predominância de teses/dissertações no âmbito dos cursos de pós-graduação na área da Administração e o fato de terem estudos realizados principalmente em IES do setor privado. Referências ABREU, C. B. Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2009. ÁGUIA, J. C. Avaliação do grau de percepção dos alunos em relação ás ações de Responsabilidade Social de uma Instituição de Ensino Superior. 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2007. BARROS, C. M. P. Responsabilidade Social universitária: um estudo de caso no curso de medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. CAPES. Diretoria de Avaliação – DAV. Documento de área 2009. Brasília: CAPES, 2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/INTER03ago10.pdf. Acesso em: 20 ago. 2011. GEOCAPES – Dados Estatísticos. Brasília: Capes, 2010. Disponível em:  http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/.  Acesso em: 20 ago. 2011. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. In Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: Inep, 2006a. CALDERON, A. I. Responsabilidade social: desafios à gestão universitária. Revista Estudos, Brasília, n. 34, p. 13-27, 2005. CALDERÓN, A. I.; PEDRO, R.; VARGAS, M. Responsabilidade social da educação superior: A metamorfose do discurso da UNESCO em foco. Interface: Comunicação, Saúde e Educação, v. 15, n. 39, set/dez, 2011. CORDEIRO, T. S. T. Responsabilidade Social de Instituição de Ensino Superior: o caso da FTC-Salvador. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2009. CRUZ, R. M. Responsabilidade Social no Ensino Superior: conhecendo as práticas das IES particulares privadas sem fins lucrativos de Salvador. 2008. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2008. DIAS SOBRINHO, J. Educação superior, globalização e democratização: qual universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 10, n. 28, p.164-173, 2005. FELDEN, C. R. 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Contribuição á divulgação de ações de Responsabilidade Social: estudo de caso do UNIARAXÁ. 2005. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Atuárias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. LOHN, V. M. Sistemática para seleção de projetos de Responsabilidade Social com impacto no negócio das Instituições de Ensino Superior. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. MACHADO JÚNIOR, E. V. Sinergia dos Stakeholders: Um Framework de gestão e Responsabilidade Social – Estudo de Caso em Instituição de Ensino Superior Brasileira. 2009. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009. MALAFAIA, N. F. Extensão Universitária como exercício da Responsabilidade Social nos cursos de fisioterapia. 2009. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2009. MIRANDA, B. C. A. Responsabilidade socioambiental e Educação a distancia: o caso da instituição de ensino superior Alpha. 2008. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador 2008. OLIVEIRA, E. C. Responsabilidade Social: um estudo avaliativo dos programas nas Faculdades de Tecnologia e Ciências – FTC de Itabuna / BA. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2009. PETRELLI, C. M. Assistência e Responsabilidade Social: as experiências das Instituições de ensino superior do sistema ACAFE. 2004. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. PINTO, M. M. 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Responsabilidade Social e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior da cidade do Recife. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local e Sustentável, Fundação Universidade de Pernambuco, Recife, 2009. SOUZA, P. H. G. A Cultura e a Responsabilidade Social como norteadores de inclusão socioeducativa dos discentes em uma IES privada: um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2009. UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do ensino superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris: UNESCO, 2009. Disponível em: http://aplicweb.feevale.br/site/files/documentos/pdf/31442.pdf. Acesso em: 21 jan. 2011. VESCE NETO, V. As Políticas Educacionais e a Responsabilidade Social na formação do Administrador de Empresas. 2007. 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Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. 2004. _______________________________________ * Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br ** Graduando em Ciências Sociais, pesquisador em nível de iniciação científica e membro do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação” do Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas clebergom@hotmail.com  

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