Marcos T. Masetto
Líder do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC-SP
***O ensino superior brasileiro no período de 1970 a 2010 se viu atingido por dois fenômenos que o afetaram significativamente. O primeiro, com a evolução da democratização do acesso ao ensino superior, grande número de alunos começou a participar dos cursos de graduação. As classes se tornaram numerosas, muitos professores precisaram ser contratados para atender a essa nova população universitária.
O segundo fenômeno, nesse mesmo período, que atingiu o ensino superior brasileiro, diz respeito à revolução das tecnologias de informação e comunicação, com seus efeitos e consequências sobre as áreas do conhecimento, da aprendizagem e da formação de profissionais.
Na área do conhecimento: as fontes de produção se multiplicaram exigindo uma abertura de diálogo da universidade com elas; o acesso às novas informações se tornou imediato, em tempo real, e possível a todas as pessoas. Pode-se chegar a esses dados através de um grande número de aparelhos eletrônicos, com vários aplicativos. O professor, na graduação, deixa de ser a única fonte de informação para seus alunos.
Na área da aprendizagem, resgata-se o conceito complexo de que o aprender envolve um desenvolvimento da totalidade do aluno em seus aspectos cognitivo, afetivo-emocional, no campo de suas habilidades e nos aspectos de atitudes e valores. Valorização da aprendizagem significativa, colaborativa e ao longo da vida.
Na área da formação de profissionais: as novas exigências e necessidades de serviços da sociedade brasileira, o fenômeno da globalização e a própria revolução tecnológica começaram a exigir a criação de novas profissões, como por exemplo, nas áreas de comunicação, design e computação. Profissões surgem da integração de duas outras já existentes, sem falar nos avanços tecnológicos presentes em todas as áreas.
Este dois fenômenos transformaram as exigências para a docência nos cursos de graduação. Foi necessário descobrir um novo papel para o professor e as competências para um docente agir que respondesse ao novo cenário do ensino superior brasileiro.
Identificaram-se três desafios para este novo papel:
- Desafio cultural
- Desafio de uma docência com profissionalidade
- Desafios de Competências




