Maravilha de corpo

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com Instagram: @prof.antoniooliveira

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com *** O corpo humano é maravilhoso. Em geral se fala apenas em beleza física, sobretudo da mulher. Sua beleza, sozinha, basta para atrair o olhar de muitos homens, sem o requisito de outros predicados. Isso, quem sabe, pelo surgimento de uma química entre duas pessoas. Que pode chegar ao ponto de uma Fatal Attraction, como no filme. Racionalmente, a mente humana é um processador de plurais. O corpo é um todo. A calistenia associa beleza e vigor físico. Isso pode parecer complicado, mas, sem nos darmos conta, assim funciona, ao mesmo tempo, nosso físico, nosso fisiológico, nosso neurológico, nosso metabolismo, nossas células, nosso aprendizado, principalmente na infância. O corpo humano é um plural de múltiplos órgãos sincrônicos. Sujeito, sem dúvida, a doenças hereditárias, ocasionais ou degenerativas, podendo culminar em falência múltipla de órgãos. Muita coisa acontece de forma consciente, inconsciente ou por influência do psicológico. Nós, de humana natureza, ainda desconhecemos quem somos: de um corpo animal, mas dotado de razão. Nem anjo nem besta... “Quando os olhos não estão bloqueados, o resultado é a visão. Quando os ouvidos não estão bloqueados, o resultado é a audição, e quando a mente não está bloqueada, o resultado é a verdade.” Quando o coração não está bloqueado, a vez é do amor. O corpo humano, aos olhos do místico, assim será por oposição à matéria. Produto de sua visão da realidade, aí se encontra um corpo inundado de luz, paz, amor, felicidade. E, para tanto, nem é preciso estar enclausurado num mosteiro. É um estado de espírito. Descobrir com novos olhos o mundo que nos cerca. O mestre, na visão de Anthony de Mello, não é um guia, mas alguém que nos ajuda na autoanálise e numa visão do mundo de dentro para fora. Cair na real é Autolibertação, livre de preconceitos, medos, poderes e honrarias. Ser fiel à verdade. Sem amargura. Tarefa difícil, mas importantíssima: Conhece-te a ti mesmo.

Rumo a Paris, com o futuro da educação superior na bagagem

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), secretário-executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, fundador, controlador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, da JD Business Academy e da Mentor Capital Group.

Identificação de Riscos Psicossociais NR-01: A Triagem

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

Os Silêncios Metacognitivos do Psicanalista e do Professor

Ronaldo Mota

Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

Caso o formulário de cadastro não apareça no seu navegador, envie um e-mail para relacionamento@abmes.org.br que ficaremos felizes em atendê-lo.