E as rosas não murcharam

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com Instagram: @prof.antoniooliveira

“What’s in a name?” Essa pergunta vem desde Shakespeare. Para não dizer desde a Antiguidade. O que quer dizer um nome, um substantivo próprio ou comum? Nesse sentido, verdadeiramente, como costumava repetir Chico Anysio, num quadro seu: 
“Palavras são palavras, nada mais que palavras...”
Fautores desse modo de considerar os nomes são chamados de nominalistas.
Quando não se quer mudar a realidade, mudam-se os termos por sinônimos. 
A palavra é considerada um dom divino.
Padre Antônio Vieira tem um sermão sobre esse tema:
Saiu o semeador a semear...
O resultado não dependeu “somente da semente” tampouco do semeador, mas da qualidade da terra, se fértil ou daninha. “Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra são os diversos corações dos homens”, sentencia Vieira.
O que há num nome? Semente, semeador, terra boa, broto, flor. Uma rosa?
Sempre que faço aniversário, meu filho e família me presenteiam, do exterior, com rosas. Rosas que resistem em murchar... Pois, de certa forma, falam.
Uma rosa vermelha para cada ano de vida. Ufa... 
A sociedade sempre se valeu de representações.
Alguém ou alguma coisa que se faz presente no lugar de outrem.
Gertrude Stein (1874-1946) acreditava que a repetição revelaria a verdade das coisas e das pessoas, como em seu poema Sacred Emily:
Uma rosa é uma rosa é uma rosa. “Rose is a rose is a rose is a rose.
Nesse poema, a primeira Rosa é o nome de uma pessoa.

Rumo a Paris, com o futuro da educação superior na bagagem

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), secretário-executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, fundador, controlador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, da JD Business Academy e da Mentor Capital Group.

Identificação de Riscos Psicossociais NR-01: A Triagem

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

Os Silêncios Metacognitivos do Psicanalista e do Professor

Ronaldo Mota

Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Professor Titular de Física aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

Caso o formulário de cadastro não apareça no seu navegador, envie um e-mail para relacionamento@abmes.org.br que ficaremos felizes em atendê-lo.