Os Quadrantes Híbridos da educação superior brasileira: uma proposta ABMES

Os Quadrantes Híbridos da educação superior brasileira: uma proposta ABMES

Por Celso Niskier

Nesta publicação é apresentado, de forma detalhada, o modelo dos quadrantes híbridos, bem como o contexto das transformações que nos conduziram para a sua construção e o que temos feito para que a transição da educação do século 20 para o século 21 se torne realidade.


Sumário


Apresentação
Introdução
Respostas em tempos de crise
O que pensam os estudantes
Avanços na avaliação híbrida
Bases normativas para a educação híbrida
Os quadrantes híbridos
Quadrantes híbridos na prática
Considerações finais
Anexo


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário ABMES | Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira

Confira a íntegra do seminário "Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira", realizado em 09 de novembro de 2021, e transmitido pelo canal da Associação no YouTube.

Coordenação
Celso Niskier – Diretor presidente da ABMES

Participação
Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente do Conselho Nacional de Educação
João Vianney – Consultor de Educação a Distância da Hoper Educação
Max Damas – Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA

 

#ABMES39 | Seminário "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem"

Confira a íntegra do Seminário virtual "Educação híbrida e os novos quadrantes do ensino e da aprendizagem", precedido por um bate papo com o Ministro da Educação Milton Ribeiro. Conheça ainda os vencedores da Edição Especial do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES.

 

Notícias

CNE elabora documento para manutenção do ensino híbrido após pandemia na educação básica e superior

Conselho prepara um documento favorável à permanência do ensino híbrido para a educação básica e superior brasileira

Especialistas debatem quadrantes híbridos e a educação brasileira pós-pandemia

Seminário virtual promovido pela ABMES prepara IES para o ensino do século 21. E-book é lançado para download gratuito

Governo e empresas discutem novos modelos de ensino superior

Conselho Nacional prepara resolução que mescla aulas presenciais e on-line

Editora

Os quadrantes híbridos da educação superior brasileira

Ao perceber que o conceito de Quadrantes Híbridos, lançado pela ABMES em novembro de 2021, havia começado a se materializar em ações dentro das Instituições de Educação Superior (IES) e que, naturalmente, inúmeras dúvidas sobre a sua implementação surgiriam, a Associação organizou, em parceria com a DreamShaper, um Grupo de Trabalho (GT) para esclarecer e aprofundar as questões decorrentes da implementação dos quadrantes híbridos, bem como trazer cases de instituições que já iniciaram o processo de organização das suas atividades de ensino-aprendizagem nesse novo formato, dos quadrantes. 

Este e-book tem a proposta de esclarecer as principais dúvidas e dores encontradas pelas IES e discutidas no GT, que vão desde aspectos regulatórios, passando pela reorganização dos projetos pedagógicos até a formação docente.