Educação a Distância (EAD): Estratégias e Desafios para Garantir a Qualidade

10h | Categoria: ABMES

No cenário atual, de constante transformação e em que a tecnologia desempenha um papel crucial, a Educação a Distância (EAD) emerge como uma ferramenta importante para proporcionar uma educação democrática, promovendo acessibilidade e inclusão, além de alcançar um público diversificado para além das barreiras geográficas e socioeconômicas. Contudo, o grande desafio está na busca incessante pela qualidade dessa modalidade de ensino.   

Neste contexto, o debate da qualidade da EAD é relevante e deve estar voltado para a eficácia do processo de aprendizado, por meio de métodos pedagógicos inovadores e interativos, bem como o estabelecimento de normas e padrões de forma garantir a consistência e a qualidade em todas as plataformas. Debater sobre essas premissas permite o refinamento constante das diretrizes, adaptando-as às necessidades emergentes dessa modalidade. Trata-se de um diálogo em constante evolução, impulsionado pela avaliação contínua e pelo compromisso com o aprimoramento.

Portanto, é com grande entusiasmo que convidamos a todos para participar desta discussão vital sobre a qualidade na Educação a Distância, promovida pela ABMES, em parceria com a Bett Brasil. Somente por meio do diálogo aberto e colaborativo podemos moldar o futuro da educação, garantindo que a EAD cumpra seu potencial máximo como uma força positiva para a aprendizagem global.

Realizado em parceria com a Bett Brasil, o evento também será uma oportunidade para convidados conhecer um pouco da programação da Bett Brasil 2024, o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação da América Latina, marcado para os dias 23, 24, 25 e 26 de abril, em São Paulo.

 

Seminário Híbrido

DIA: 12/03/2024

HORÁRIO: 10h às 12h.

LOCAL: Sede da ABMES - SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A"
Edifício Vision Work & Live, 9º andar, auditório.  Asa Norte, Brasília/DF

 

Evento Online Gratuito

 

 

Evento presencial 

Associado ABMES: gratuito mediante inscrição prévia.

Não associado: R$ 999,00.

 

Abertura: Celso Niskier

Convidados:

João Mattar – Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University). Diretor de Relações Internacionais da ABED. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).Ronaldo Mota – Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação.

Ronaldo Mota - Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação. 

Diretor-Secretário da Academia Brasileira de Educação e Professor Titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria (aposentado). Pós-Doutorado nas Universidades de Utah/Estados Unidos e da Columbia Britânica/Canadá. Anteriormente, foi Chanceler e Reitor da Universidade Estácio de Sá, Professorial Visiting Fellow no Instituto de Educação da Universidade de Londres/Reino Unido, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretário Nacional de Educação Superior, Secretário Nacional de Educação a Distância e Ministro interino do Ministério da Educação.

Luiz Cláudio Costa - Reitor do Centro Universitário IESB

Graduado em Matemática, mestrado em Agronomia (Meteorologia Aplicada) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Agrometeorologia - University of Reading. Professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa. Exerceu vários cargos de gestão na UFV e no Ministério da Educação. Reitor, Chefe de Departamento, Coordenador de Pós- Graduação, Pró-reitor, Presidente do INEP, secretário de educação superior, Secretário executivo e Ministro interino. Atualmente, é Reitor do IESB. Presidente do Observatory on Academic Ranking and Excellence (IREG), membro do International Advisory Board da King Abdulaziz University, Saudi Arabia. Membro do International Advisory Board of Times Higher Education(THE) Impact Rankings. Coordenador Executivo do GT Educação do Governo. Membro da Comissão de Assuntos Estratégicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES).

 

 

 



Brasília/DF



Compartilhar Evento Imprima seu certificado

Conteúdo Relacionado

Notícias

Seminário na ABMES tratará sobre estratégias e desafios para garantir a qualidade da educação a distância

O evento trata-se de um diálogo impulsionado pela avaliação contínua e pelo compromisso com o aprimoramento da modalidade EAD

Comentários