Portaria MEC nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020

D.O.U 17/06/2020 | Categoria: Especial Coronavírus | Subcategoria:

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.

Baixar arquivo


Revoga:
Revogada por:

Altera: Não altera nenhuma Legislação.
Alterada por:

Prezado associado, caso necessite de esclarecimentos sobre a norma em questão, envie suas dúvidas para relacionamento@abmes.org.br. A consultoria jurídica da ABMES está à disposição para atendê-lo.


Conteúdo Relacionado

Documentos

Vídeos

Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos

Confira a íntegra do seminário "Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". O evento foi realizado na terça-feira (17/11), pelo YouTube da ABMES

 

Jornal da Record News | Prefeitura de SP libera aulas presenciais em universidades

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, fala sobre o retorno das aulas presenciais nas instituições de educação superior em São Paulo/SP, após a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19

CNN | SP: Universidades reabrem a partir de 7 de outubro

Em entrevista ao vivo para a CNN, o diretor-executivo da ABMES, Sólon Caldas, classificou como acertada a decisão da retomada das aulas nas universidades na cidade de São Paulo a partir de 7 de outubro, mas defendeu o mesmo para todos os outros setores da educação

Webinar | Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES

Confira a íntegra do webinar "Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES", realizado em 21 de julho de 2020, com a participação de Maurício Garcia, consultor educacional e cientista digital;  Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, e Marcos Alencar, advogado especializado no ramo trabalhista empresarial

CNE responde ABMES sobre operacionalização da substituição de atividades praticas

Bruno Coimbra, assessor jurídico da ABMES, apresenta esclarecimentos enviados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em resposta a ofício da ABMES, sobre a alusão feita às DCNs na Portaria MEC nº 544/2020, que trata sobre a operacionalização da substituição de atividades praticas durante a pandemia da Covid-19

Bate-papo CNE e Seres/MEC: Aula práticas nas IES em tempos de Covid-19

Confira a íntegra do webinar "Bate-papo CNE e SERES/MEC: aulas práticas nas IES em tempos de Covid-19", realizado em 16 de junho 2020, com a participação de Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE e Márcio Coelho, diretor de Política Regulatória da SERES/MEC

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.038, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2020

Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


PORTARIA MEC Nº 1.030, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2020

Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.


LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.


PARECER CNE-CP Nº 11, DE 07 DE JULHO DE 2020

Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia.


PORTARIA MEC Nº 572, DE 01 DE JULHO DE 2020

Institui o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino e dá outras providências. 


PORTARIA MS Nº 1.565, DE 18 DE JUNHO DE 2020

Estabelece orientações gerais visando à prevenção, ao controle e à mitigação da transmissão da COVID-19, e à promoção da saúde física e mental da população brasileira, de forma a contribuir com as ações para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro.


PARECER CNE/CP Nº 9, DE 08 DE JUNHO DE 2020

Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.


PORTARIA MEC Nº 473, DE 12 DE MAIO DE 2020

Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.


SÚMULA PARECER CNE-CP Nº 5, DE 30 DE ABRIL DE 2020

Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.


PARECER CNE-CP Nº 5, DE 28 DE ABRIL DE 2020

Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 934, DE 01 DE ABRIL DE 2020

Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.


MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927, DE 22 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências.


DECRETO LEGISLATIVO Nº 6, DE 20 DE MARÇO DE 2020

Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.


PORTARIA MEC Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020.


PORTARIA MEC Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020

Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.


PORTARIA MEC Nº 2.117, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.


DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional


Notícias

"Instituições de ensino estão preparadas para receber alunos presencialmente", garante diretor da ABMES

Brasil 61: Em entrevista, Sólon Caldas, o diretor executivo da ABMES, afirmou que EAD proporciona oportunidade de capacitação profissional para pessoas que vivem em cidades sem acesso à educação presencial

Instituições brasileiras seguem mesmas diretrizes de países como Alemanha e Japão para retomada das aulas presenciais

Protocolos de segurança sanitária e adoção de ensino híbrido são marcas comuns entre os países pesquisados

Temos que seguir exemplos de sucesso na volta às aulas, diz associação

CNN Brasil: Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES, fala sobre a retomada das aulas

Especialistas debatem a retomada com segurança das atividades presenciais nas instituições de educação superior

Evento on-line realizado pela ABMES reuniu profissionais de diferentes áreas para tratar sobre o assunto

Instituições de educação superior se preparam para retorno das atividades presenciais

ABMES monitora decisões em todas as unidades federativas para volta às aulas

CNS faz recomendações sobre estágios e práticas na área da saúde durante a pandemia

O documento aprovado ad referendum do Pleno do Conselho Nacional de Saúde contém ponderações quanto às normas expedidas sobre estágios e inserção de estudantes e docentes nos serviços de saúde e no enfrentamento à pandemia da Covid-19

MEC lança Protocolo de Biossegurança para o retorno às aulas

Documento contém medidas de prevenção e segurança às instituições que planejam o retorno presencial às aulas

Universidades gaúchas retomam atividades práticas essenciais em volta gradual às aulas no RS

Zero Hora: Seguindo protocolos sanitários à risca, algumas instituições de Ensino Superior gaúchas voltaram a receber alunos, especialmente formandos na área da saúde

MEC autoriza aulas a distância até o fim do ano para ensino superior e flexibiliza estágios

Bem Paraná: As instituições de ensino superior (IES) serão autorizadas a manter as aulas remotas até 31 de dezembro

Ministério da Educação autoriza aulas remotas até o fim do ano

Correio Braziliense: Decisão é válida para instituições de ensino superior. Portaria permite também a suspensão das atividades acadêmicas e flexibilização de estágios

Portaria do MEC regulamenta práticas de laboratório e estágio profissional durante a pandemia da Covid-19

A edição da portaria colabora para que as instituições de ensino superior possam efetivar os planos pedagógicos de ensino híbrido

MEC anuncia flexibilização de atividades de laboratório e estágios remotos em tempos de Covid-19

Nova portaria será publicada até quinta-feira (18/06) e inclui extensão das aulas não presenciais até 31 de dezembro

Entidades do ensino superior esclarecerão dúvidas sobre atividades práticas

Correio Braziliense: Reunião, com participação da ABMES, CNE e Seres/MEC, será transmitida ao vivo no YouTube às 16h

Ministério da Educação vai estender prazo para atividades à distância no ensino superior até 31 de dezembro

O Globo: Diretor da área no MEC afirmou em live realizada pela ABMES, que órgão também vai flexibilizar realização de estágios remotamente

MEC autoriza aulas a distância até o fim do ano para ensino superior

Ministério vai publicar decreto autorizando aulas a distância no ensino superior até 31 de dezembro deste ano e também flexibilizando o estágio prático

Coluna

Educação Superior Comentada | A realização de estágio em tempos de pandemia do coronavírus

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, esclarece algumas dúvidas relevantes a respeito das atividades práticas profissionais (estágios) e atividades práticas de laboratório em tempos de isolamento social

Educação Superior Comentada | Novas condições para substituição de atividades presenciais em tempos de pandemia

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes faz uma análise aprofundada a respeito da Portaria MEC nº544, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus

Educação Superior Comentada |A necessidade de protocolos de biossegurança para retomada das atividades presenciais

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes explica que as orientações gerais do Ministério da Saúde e o Protocolo de Biossegurança instituído pelo MEC, trazem informações essenciais a serem consideradas pelas instituições de educação superior no processo de elaboração de suas próprias regras de biossegurança

Educação Superior Comentada | As normas educacionais excepcionais estabelecidas pela Lei n° 14.040/2020

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes faz uma análise da lei que estabelece normas excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia da Covid-19

Educação Superior Comentada | A necessidade de lançarmos um olhar além da regulação

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes convida as as instituições de educação superior a lançarem um olhar além da regulação, “buscando compreender a amplitude de possibilidades postas à sua disposição, não adstritas ao mero cumprimento das normas legais vigentes, mas a partir deste, construindo sua proposta educacional de modo amplo e moderno”

Educação Superior Comentada | As regras para a retomada das atividades educacionais presenciais no âmbito do sistema federal de ensino

Na coluna Educação Superior Comentada desta semana, o consultor jurídico Gustavo Fagundes analisa as regras para a retomada das atividades educacionais presenciais no âmbito do sistema federal de ensino