Internacionalização das Instituições de Ensino Superior

Internacionalização das Instituições de Ensino Superior

Entenda na prática como implementar e desenvolver o processo de Internacionalização na sua Instituição de Ensino.

 

Questões relacionadas com as demandas da Internacionalização do Ensino, da Pesquisa e da Extensão são cada vez mais recorrentes entre nossas instituições associadas, e, portanto, a ABMES oferecerá um espaço privilegiado para o aprofundamento do tema.

O curso vai, realizado em parceria com a IHub – Internationalization Hub, vai   oferecer uma abordagem prática sobre o desenvolvimento do processo de Internacionalização, desde sua definição estratégica e implementação, até os impactos nos diferentes sistemas de avaliação pelos quais as IES brasileiras são submetidas.

Iniciando com as bases conceituais e passando a temas como o estabelecimento de planos estratégicos de Internacionalização, serão analisadas a estrutura de departamentos que possam dar conta das atividades internacionais e a definição da atuação e do perfil dos gestores encarregados pelo processo, com forte alicerce teórico, mas também com a apresentação de cases de instituições privadas que estabeleceram e consolidaram o seu posicionamento no cenário da educação global.

 

Público-alvo: Gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores, docentes, pessoas ligadas ao setor de internacionalização e demais profissionais da comunidade acadêmica.

 

Metodologia: A metodologia utilizada será ativa, participativa e reflexiva com destaque para os aspectos práticos. O curso contará com aulas expositivas com debates, relatos de experiências institucionais, momentos de interação para exposição de cases e discussões.

 

Modalidade de oferta: remota, aulas síncronas, via zoom.

 

Data: 19 e 21 de março de 2024

Horário: manhã: das 09h30 às 12h30 e tarde: das 14h às 17h

Carga horária: 20h

 

Módulos

Modulo I - Introdução ao tema da Internacionalização, fornecendo aos participantes reflexões essenciais para identificar as necessidades de suas instituições nesse contexto. Ele explora os conceitos fundamentais, razões para a internacionalização e tendências, visando a inserção das instituições de ensino superior no cenário global da educação.

Módulo II - Reflexões sobre os rankings nacionais e internacionais, sobre os indicadores do Ministério da Educação (MEC) e dos demais sistemas de avaliação e de acreditação, com o objetivo de alinhar o processo de Internacionalização com as demandas solicitadas, tornando as IES elegíveis para participação nos processos seletivos.

Módulo III - Abordaremos os seguintes temas: Planos Estratégicos de Internacionalização, Gestão do Processo de Internacionalização, Estrutura Institucional para Desenvolver a Internacionalização, Perfil dos Gestores de Internacionalização, Responsabilidade e Atuação dos Dirigentes para o Efetivo Processo de Internacionalização, e uma Apresentação de Estudo de Caso. 

Módulo IV - Os temas em destaque serão: Potencializando os Resultados da Internacionalização, Alinhando os Interesses Institucionais com os Objetivos da Internacionalização, Missões Acadêmicas ao Exterior, Mobilidade Acadêmica Internacional, Projetos de Pesquisa com Impacto Internacional e a Internacionalização Responsável. 

Expositores

Dr. Antônio de Lima

É doutor em Relações Internacionais (PUC/MG) e mestre em Diplomacia, Direito e Mudanças Globais pela Coventry University (Reino Unido). Sua trajetória acadêmica foi enriquecida com um MBA em Data Science e Analysis pela Universidade de São Paulo, oportunidade em que adquiriu conhecimentos em manipulação de dados quantitativos e na aplicação de tecnologias avançadas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina. Antônio tem vasta experiência na Diretoria de Relações Internacionais da CAPES e na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, órgãos do governo brasileiro. Em sua experiência com o setor público, realizou estudos de viabilidade de parcerias internacionais, redação e negociação de acordos de cooperação internacional, avaliação de programas governamentais e de políticas públicas, além de propor melhorias em processos de gestão. Atualmente, auxilia a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) e a CAPES na avaliação e na elaboração de programas de cooperação com o Sul Global. Seu trabalho atual também envolve a realização de estudos para o British Council, examinando a educação transnacional no Brasil e avaliando programas importantes, como o Mulheres na Ciência.

Dra. Carla Camargo Cassol da Silva

É especialista em internacionalização da educação. Profissional com mais de 20 anos de atuação na área de educação internacional, possui experiência em gestão da cooperação internacional e do processo de internacionalização da educação superior. É doutora em Educação pela PUCRS, com estágio doutoral na Curtin University (Austrália), Mestra em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela Université de Poitiers (France). Possui MBA em Negócios Internacionais pela Unisinos, Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciatura em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua como pesquisadora no Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e no Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália (CIEBRAUS), ambos na PUCRS e é a pesquisadora credenciada ao  IoC Global para a América Latina. Seu foco de pesquisa e atuação profissional é a internacionalização da educação nas perspectivas estratégica e de gestão, bem como de sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem, notadamente no processo de internacionalização do currículo. Atualmente Carla atua em projetos no Brasil, Chile, Hong Kong e México, e como consultora para a CAPES, OUI (Organización Universitaria Interamericana), para a Hong Kong Polytechinic University (PolyU) e no projeto de Pesquisa intitulado "The internationalisation of education in Latin America“, em parceria com a Embaixada da Austrália no Brasil. Palestrante e professora convidada em IES de diversos países, também atua como revisora de periódicos internacionais e conselhos editoriais da área.

Jan Krimphove

É coordenador de Assuntos Internacionais da Unichristus, desde 2016, e nesta função responsável pela estratégia e a operacionalização do processo de internacionalização da instituição, incluindo mobilidade de estudantes e professores, internacionalização da pesquisa, a internacionalização “em casa” e os projetos de internacionalização virtual. Jan fez faculdade na França (Montpellier, Paris) e na Alemanha (Berlim). Se formou (com diploma nível mestrado) em Letras Francês, História e Ciências Políticas na Freie Universitaet Berlin (Alemanha) em 2005. Possui um MBA em gestão de empresas pela FOM Berlim (2013). Ele é atualmente doutorando no programa “DBA in Higher Education Management" na University of Bath, Reino Unido.

Dra. Luciane Stallivieri

Formou-se em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Possui mestrado em Cooperação Internacional pela Universidade de São Marcos, São Paulo, Brasil e doutorado em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador (USal), Buenos Aires, Argentina. É especialista em Gestão Universitária pela Inter-American University Organization (IOHE) do Canadá. Foi Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). Foi Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana (IOHE) - Região Brasil. Foi Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (Centro IGLU) Brasil. Também atuou como membro do Grupo de Assessoramento em Cooperação Internacional da CAPES e membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recentemente concluiu seu estágio de pós-doutorado em Internacionalização e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Também foi membro das comissões de avaliação dos Programas PEC-G e PEC-PG do Ministério das Relações Internacionais (MRE/Itamaraty). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona a disciplina de Internacionalização do Ensino Superior e Gestão da Cooperação Internacional. É pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena a Linha de Pesquisa Gestão da Internacionalização em Instituições de Ensino Superior (GIIES). Atuou como consultora em educação superior do Ministério da Educação (MEC). É cofundadora da consultoria Internationalization Hub (IHub), especializada em Educação Internacional.

Dra. Patrícia Wazlawick

Possui Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), na Linha de Pesquisa Constituição do Sujeito, Relações Estéticas e Processos de Criação. Pós-Doutoranda em Informática em Saúde (UFSC). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004), na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais. Especialista pós-graduada em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Saint-Petersburg State University (Universidade Estatal de São Petersburgo, SPbU, 2012-2014), Rússia. Especialista pós-graduada em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico (AMF, 2011-2014). Especialista pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Especialista pós-graduada em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas na PUCRS. Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2000). É professora da Faculdade Antonio Meneghetti no Bacharelado em Ontopsicologia, Bach. em Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Identidade Empresarial e Especialização em Ontopsicologia. É Coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF. É integrante do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Antonio Meneghetti. Tem experiência em gestão e administração de instituição de ensino superior, destacando-se a participação em Processos de Avaliação de Credenciamento e Recredenciamento Institucional, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso, CPA, gestão de pessoas, atendimento a discentes e internacionalização de IES. Atua no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (NIP) da AMF. Tem experiência e atuação em atividades de internacionalização acadêmica, universitária e de pesquisa, auxiliando em processos de parcerias para acordos internacionais de estudantes e professores da AMF. É responsável pelo Acordo de Cooperação Científica, Acadêmica e Cultural e pelas atividades de mobilidade acadêmica internacionais da AMF com a Università degli Studi di Torino (UniTO), na Itália e com a Università per Stranieri di Perugia, Itália. 

 

Investimento: 

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