Detalhe

ABMES debate impactos do eSocial para as instituições de ensino superior

10/08/2016 | Por: ABMES | 5278
Augusto Coelho/ABMES

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realizou nesta terça-feira (09/08) o seminário "Os impactos do eSocial: O que muda nas rotinas das IES". O evento aconteceu na sede da Associação, em Brasília/DF, e permitiu que os representantes das instituições de ensino obtivessem mais informações sobre o projeto que irá trazer mudanças significativas na gestão de processos financeiros e de recursos humanos.

O evento foi coordenado pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, que ressaltou as significativas adaptações que precisarão ser feitas nas instituições e a importância de os gestores estarem atentos às novas regras para poderem se programar.

Para apresentar o projeto do governo federal, a ABMES convidou o Coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro e Espírito Santo, João José do Desterro, que falou sobre a aplicabilidade do eSocial. "Produzido desde 2008, o projeto começou com algo modesto, e hoje tem papel importante, unificando o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados", explicou. Ele acredita que o novo sistema tem organizado os dados e encurtado alguns processos nas empresas, que antes precisavam prestar a mesma informação para diversos órgãos.  

O evento contou também com a participação de Mardele Eugênia Rezende, gestora de RH e especialista em Direito do Trabalho da Faculdade AAS de Betim/MG. Ela explicou que por muitos anos foram adotados nas empresas, incluindo as instituições de ensino superior, procedimentos burocráticos e muitas vezes manuais. "O programa veio para que as leis trabalhistas tenham um cumprimento efetivo", acrescentou a gestora de RH, concordando que, num primeiro momento, as IES poderão ter dificuldades, mas que a adaptação será necessária. Mardele acredita que esse é um caminho sem volta e ressalta que as instituições precisam se preparar o quanto antes, pois a implantação do eSocial envolve toda uma reestruturação da cultura organizacional.

Participou ainda do evento o diretor do Grupo Marista, André Garcia, que explicou a experiência do grupo educacional, que já vem se preparando há alguns anos para o ambiente do eSocial, e as dificultadas passadas pela instituição. Fechando as exposições, o consultor jurídico da ABMES, José Roberto Covac, reforçou que esse não é um modelo específico para as IES, mas que nesse setor é preciso ter atenção especial em razão do fluxo dos eventos, que acontecem a cada semestre e que envolvem uma grande abrangência em relação aos profissionais e às unidades de uma mesma instituição.

Ao final do seminário, foi realizado um debate com a participação dos representantes das instituições presentes e dos internautas que acompanharam as palestras ao vivo pela ABMES TV (www.abmes.tv.br). A transmissão contou com mais de 500 expectadores de todo o país.


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES (João)

Data:09/08/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de João José do Desterro, Coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e ES, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Download

Áudio: Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES (Mardele)

Data:09/08/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de Mardele Eugênia Rezende, Gestora RH e especialista em Direito do Trabalho da Faculdade AAS de Betim/MG, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Download

Áudio: Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES (André)

Data:09/08/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de André Garcia, diretor do Grupo Marista, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Download

Áudio: Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES (Covac)

Data:09/08/2016

Descrição:

Áudio da apresentação de José Roberto Covac, Consultor Jurídico da ABMES, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Download

Áudio: Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES (Debate)

Data:09/08/2016

Descrição:

Debate sobre os assuntos abordados no Seminário ABMES - Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES.

Download

Vídeos

Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES | Mardele

Vídeo da apresentação de Mardele Eugênia Rezende, Gestora RH e especialista em Direito do Trabalho da Faculdade AAS de Betim/MG, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES | Covac

Vídeo da apresentação de José Roberto Covac, Consultor Jurídico da ABMES, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES | João José

Vídeo da apresentação de João José do Desterro, Coordenador do eSocial para o Ministério do Trabalho e Emprego no RJ e ES, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Os Impactos do eSocial: O que muda na rotina das IES | André Garcia

Vídeo da apresentação de André Garcia, diretor do Grupo Marista, sobre os impactos do eSocial na rotina das IES.

Legislação

RESOLUÇÃO ESOCIAL Nº 1, DE 24 DE JUNHO DE 2015

Dispõe sobre o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (eSocial).