Detalhe

Nota à imprensa | ABMES avalia como positiva a publicação do novo decreto da educação a distância e seguirá atenta à sua implementação

19/05/2025 | Por: ABMES | 1685
Foto: freepik Foto: freepik

ABMES avalia como positiva a publicação do novo decreto da educação a distância e seguirá atenta à sua implementação

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) considera positiva a publicação do decreto que regulamenta a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância. A medida era aguardada pelo setor particular de educação superior e representa um avanço ao restabelecer o calendário regulatório e conferir segurança jurídica às instituições de ensino superior, especialmente no que se refere à expedição de diplomas e trâmites de reconhecimento de cursos.

Para a ABMES, o novo marco legal permite que o Ministério da Educação (MEC) retome plenamente os processos regulatórios, interrompidos nos últimos meses, garantindo previsibilidade às instituições de ensino superior e confiança para estudantes e suas famílias.

A entidade, no entanto, aguarda a publicação do decreto no Diário Oficial da União para uma análise técnica detalhada de seu conteúdo. A partir dessa avaliação, a ABMES adotará as medidas necessárias para defender os interesses legítimos das instituições particulares de ensino superior, inclusive no âmbito jurídico, caso sejam identificadas inconstitucionalidades ou dispositivos que comprometam a sustentabilidade, a livre iniciativa e a qualidade da oferta educacional.

Janguiê Diniz
Presidente da ABMES


Conteúdo Relacionado

Documentos

Legislação

PORTARIA MEC Nº 381, DE 20 DE MAIO DE 2025

Dispõe sobre as regras de transição para a aplicação do Decreto nº 12.456, de 19 de maio de 2025, que regulamenta a oferta de educação a distância - EaD por Instituições de Educação Superior em cursos de graduação, e estabelece o calendário de processos regulatórios no Sistema e-MEC para o ano de 2025.


DECRETO Nº 12.456, DE 19 DE MAIO DE 2025

Dispõe sobre a oferta de educação a distância por instituições de educação superior em cursos de graduação e altera o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.


PORTARIA MEC Nº 378, DE 19 DE MAIO DE 2025

Dispõe sobre os formatos de oferta dos cursos superiores de graduação.


Notícias

Nota de esclarecimento | Cursos 100% a distância nunca existiram no país

Esclarece que, mesmo antes da publicação do novo decreto, nenhum curso de graduação era ofertado 100% a distância no país.

ABMES reúne mais de 2,5 mil participantes em seminário sobre a Nova Política de EAD

Na abertura do evento, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, destacou o papel essencial que a EAD exerce na democratização do ensino superior brasileiro e alertou para os riscos de retrocesso caso a regulamentação seja implementada sem diálogo e equilíbrio