O que é a ABMES

Fundada em agosto de 1982, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.

Hoje a entidade congrega mais de 5.300 unidades educacionais, entre mantenedoras e mantidas, e tem como um de seus principais objetivos institucionais subsidiar a definição de políticas públicas para a educação superior.

Guiada pelos propósitos estabelecidos desde sua concepção, sempre atenta às mudanças ocorridas ao longo dos anos nos contextos educacional, social, econômico e político do país, a ABMES desempenha seu papel com firmeza, audácia e obstinação, sendo, atualmente, a maior instituição representativa da educação superior particular no Brasil.

Com expressiva atuação, certifica seus valores e tradição com a oferta de assessoria às instituições associadas e ações de capacitação. Além disso, a entidade se destaca pela produção de conteúdo informativo, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de publicações e muitas outras atividades.

No âmbito político, a Associação ocupa posição em frentes importantes junto aos órgãos governamentais com presença fundamental na construção e revisão de normas legais, buscando aproximá-las da realidade das instituições de educação superior e garantindo os direitos e conquistas do setor.

De forma democrática e participativa, a ABMES tem avançado para além de seus limites visando alcançar, durante o processo, as representações políticas e outros setores organizados da sociedade ligados à educação, apresentando as principais demandas do setor privado na área do ensino superior e demonstrando a grande preocupação dos nossos mantenedores associados com o desenvolvimento e fortalecimento da educação no país, desde o ensino básico até o superior.

Missão
Contribuir para o desenvolvimento global das instituições mantenedoras e mantidas associadas e defender a livre iniciativa, por meio da articulação com o governo e com a sociedade, visando a melhoria da educação superior no país. 

Visão
Ser reconhecida pela representatividade e excelência nos serviços prestados para o desenvolvimento do ensino superior do país.

Clique aqui e conheça a sede da ABMES em um vídeo 360º.
 
A ABMES está presente em todas as regiões do Brasil, com associados distribuídos conforme aponta a ilustração a seguir:

Vantagens aos Associados


  • Participar gratuitamente dos seminários da ABMES
  • Obter descontos especiais em cursos de capacitação, congressos e outras atividades
  • Receber gratuitamente exemplares das publicações da ABMES Editora
  • Consultoria nas áreas jurídica e acadêmica
  • Usufruir de estrutura moderna e atendimento qualificado
  • Contribuir com propostas sobre temas relacionados ao setor

Contato


Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento

(61) 3961-9832

Márcia Marques
Consultora de Relacionamento

(61) 9 9117-7849

Dalliane Sales
Analista de Relacionamento

(61) 9 9637-1584

relacionamento@abmes.org.br