• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

A verdadeira inclusão depende de todos

Outros Autores

09/09/2015 04:18:30

Ronan DelfimRonan Delfim Machado Terapeuta ocupacional, educador, especialista em psicologia da educação (PUCMG) e em desenvolvimento infantil (UFMG) *** O filme Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é outro trata da relação entre a segurança pública e a política. Fica claro no enredo que o principal problema não está na polícia, tampouco nos bandidos ou traficantes, mas sim no sistema que a todos envolve. O mesmo ocorre com a educação em nosso país, no tocante ao seu principal algoz. Afinal, é o próprio sistema que exclui o professor do processo de ensino, alijando-o das decisões e tornando ilegítimas leis e normas, vindas sempre de cima para baixo. De maneira geral, como se isto não bastasse, os salários são péssimos; as condições de trabalho horríveis, falta infraestrutura básica na sala de aula e o método de aprendizagem é frustrante, uma vez que privilegia a simples memorização de conteúdos, em detrimento de sua real compreensão. De acordo com dados da pesquisa Ensino e Aprendizagem Teaching and Learning Internacional Survey, Talis na sigla em inglês, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil o professor perde 20% do seu tempo acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, somos o país onde o professor mais se dedica a questões burocráticas (13%) restando, apenas 67% para a sua atuação em sala de aula. Já o comportamento e o desempenho típico das crianças são brutalmente afetados pela desmotivação que elas sentem ao encontrar na escola uma realidade bem distinta à do seu dia a dia, a começar pela falta de acesso à tecnologia dos meios eletrônicos, hoje tão presente no seu cotidiano. Este cenário patrocina há anos um ambiente no qual o professor tenta ensinar; o aluno finge que aprende e o governo exprime sua satisfação com a frieza das metas e números. Se para os alunos típicos em muitas escolas a realidade não é favorável, imaginem então o que ocorre com os merecedores de cuidados especiais. Embora o Estado lhes permita entrar em aula até acompanhados por uma professora "particular", na maioria das vezes estas crianças permanecem boa parte do tempo no canto da sala, sem a mínima estrutura para a real inclusão. Nem mesmo lhes é garantido o direito de interação com os colegas, de maneira sadia e produtiva. A inclusão, pelo menos em tese, é um direito de todos e sua plenitude depende da eficiência da educação, e não dos seus alunos. Cabe ao professor, diante disto, lutar por seus direitos e sair da passiva aceitação do que lhe é imposto, exigindo também melhores condições de trabalho, salários e capacitação. Por fim, é preciso envolver mais a família e aumentar sua participação no processo de aprendizagem, como a própria Constituição prevê, pois não se trata de uma atribuição exclusiva do poder público. Só assim deixaremos de ser coniventes com a perpetuação da Teoria da Reprodução. Todos sabem o caminho a ser seguido, só é preciso dar o primeiro passo. Se cada um fizer sua parte, assim como na fábula da andorinha, certamente conseguiremos apagar o fogo que há muito se alastra em muitas das nossas florestas.  

10/09/2015

Texto publicado no site da ABMES. | ronandm

[…]    http://blog.abmes.org.br/?p=10069#more-10069 […]

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020