Andreia Araujo
Psicóloga Organizacional e Clínica, e Supervisora de Atendimento ao Cliente e Novos Negócios na HUMUS
***
A Internet, diante da globalização, do desenvolvimento de tecnologias e da consequente adaptação da sociedade para acompanhar estas tendências, passa cada vez mais a facilitar a vida dos profissionais que buscam se recolocar no mercado profissional, trazendo à eles uma maior autonomia e agilidade para procurar vagas específicas em jornais online, sites de divulgação de vagas, sites das empresas (enviando o currículo para o “trabalhe conosco”) e em ferramentas profissionais específicas, como o Linkedin.
Antes o processo de buscar por uma vaga era muito mais moroso e dispendioso financeiramente, uma vez que o profissional tinha que ir a várias empresas para entregar pessoalmente seu currículo ou então enviá-lo por correio, mesmo sem saber se havia a vaga. Hoje os profissionais contam com facilidades como: poderem se candidatar em diversas vagas em todo o mundo, obterem mais informações sobre as empresas e cargos.
Muitos candidatos enviam seus currículos mesmo sem ter o perfil da vaga e isto não é adequado, pois não será lido, uma vez que a empresa busca profissionais que atendam ao perfil que ela disponibilizou como requerido.
As ofertas de empregos na web servem também para que os profissionais possam ter acesso a como está caminhando o mercado de trabalho, com relação à demanda das empresas e mesmo relativo a salários oferecidos.
Outra fonte interessante de divulgação é o Facebook. Os profissionais podem nele informar aos seus contatos que estão disponíveis no mercado de trabalho, dizer as vagas que estão buscando, solicitar indicações e disponibilizar seus dados para serem contatados. O Facebook é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode trazer interessantes resultados, mas, por outro lado, se seu uso não for adequado, pode ter um efeito contrário, uma vez que as empresas, antes de contratarem seus colaboradores, costumam visitar suas páginas, visando conhecê-los fora do ambiente de trabalho, a fim de identificarem seus valores, por meio de suas postagens. Deste modo, um candidato pode se tornar bastante interessante ou ser desclassificado de imediato no momento desta análise.
A necessidade das empresas acompanharem as tendências globais faz com que necessite de profissionais que conheçam e saibam utilizar às novas tecnologias, portanto, é fundamental estar antenado à elas.
Na atualidade, onde reduzir custos é crucial devido à crise econômica, contratar online os profissionais passa a ser bastante interessante para as empresas, uma vez que elas podem cadastrar gratuitamente suas vagas em sites de emprego e agências, ou então adquirir interessantes pacotes de serviços de busca de currículos, reduzindo assim custos que teriam com divulgações em jornais e que, se comparados (busca pela internet x anúncios em jornais), os custos anuais com este segundo seriam muito maiores, podendo então receber um número maior e variável de candidatos, possibilitando um acerto ainda maior na contratação, já que contratar errado é um dos grandes problemas de uma má seleção.
Há ainda a possibilidade das instituições terceirizarem seus processos seletivos à empresas especialistas no mercado, a fim de conterem ainda mais custos e terem uma maior assertividade no processo. Estas empresas especialistas em seleção de pessoal, contam com psicólogos e dispõe de técnicas eficazes e assertivas para avaliar seus candidatos, como testes psicológicos e outros e, para captar currículos, utilizam, dentre outras ferramentas, da internet.
Cabe destacar que A internet deve ser utilizada de forma cautelosa pelas empresas, uma vez que há possibilidades do candidato “mascarar o seu perfil”, por isso a entrevista pessoal ainda é mais indicada e a aplicação, por psicólogos, de testes psicológicos, é bastante útil. A entrevista olho no olho é de grande importância, mas hoje há ferramentas que facilitam este processo (Skype, entre outros), quando o mesmo não pode ser realizado pessoalmente, pelo fato da vaga ser para um Estado diferente do qual o candidato reside, por exemplo.
Em suma, a internet, se bem utilizada para fins profissionais, constitui uma ferramenta importante para candidatos e empresas se aproximarem, então:
Dicas aos candidatos:
. Divulgue seu currículo em sites que disponibilizam vagas de emprego;
. Faça busca de vagas em jornais online;
. Mapeie as empresas que você gostaria de trabalhar e envie a elas, pelo fale conosco, seu currículo;
. Para cada vaga que enviar o seu currículo, lembre-se de colocar o objetivo (cargo procurado) de acordo com o que a empresa está buscando;
. Procure obter na internet, antes da entrevista, informações sobre a empresa;
. Mantenha o seu perfil atualizado no Linkedin.
. Esteja atento ao que você posta no Facebook, pois as empresas, antes de contratar, usam esta ferramenta para conhecer mais sobre o candidato;
. Utilize o Facebook para se divulgar; informe aos seus contatos que você está disponível no mercado de trabalho, diga as vagas que te interessam e disponibilize o seu contato.
Dicas às empresas:
. Antes de optar por fontes de divulgação impressas, busque por currículos de candidatos em sites que possuem estes serviços;
. Priorize a leitura, para otimizar seu tempo, de currículos que possuem objetivos condizentes ao cargo que você busca contratar;
. Se o candidato for de outro Estado ou não puder comparecer à entrevista pessoal, utilize ferramentas online, como o Skype, por exemplo, para este primeiro contato;
. Contrate profissionais antenados às novas tecnologias;
. Conheça mais sobre seu candidato visitando o Facebook dele. As postagens que ele faz, suas crenças e visões serão facilmente percebidas e você poderá saber de antemão se ele corresponde ou não aos valores de sua empresa.




