Valmor Bolan
Doutor em Sociologia
Especialista em Gestão Universitária pelo IGLU (Instituto de Gestão e Liderança Interamericano) da OUI (Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal, Canadá
Representa o Ensino Superior Particular na Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos do MEC
***
Ano novo, vida nova. É sempre assim a cada ano que passa, em que aproveitamos esses dias para avaliar o que passou e buscar aprimorar o que é preciso para que o ano próximo seja de mais e melhores oportunidades. Mesmo em tempo de crise, sabemos que crise é oportunidade. Por isso, não podemos desanimar diante de dificuldades cotidianas e desafios, mas devemos transformar a cada dia o que é possível em coisas boas, tendo positividade e acreditando no bem e no que podemos fazer de melhor. Como bem expressou o papa Francisco em seu discurso de Natal à Cúria Romana, destacando tais oportunidades “para ‘voltar ao essencial’, que significa avaliar a consciência que temos de nós mesmos, de Deus, do próximo”. Avaliação esta necessária para correções e ajustes que se fazem necessários, também considerar o que foi relevante, e, acima de tudo, agradecer, pois este é um tempo de ação de graças, por tantos benefícios recebidos, pelo tempo de vida que temos, pelo amor de Deus manifestado a cada nova manhã, a cada novo dia.
E a cada ano vamos sentindo que o tempo passa mais rápido. O Natal já passou, daqui há pouco já estamos no meio do ano, e assim os dias seguem com maior celeridade, por isso temos que aproveitar bem o tempo, organizando melhor a nossa vida, sabendo fazer opções, planejando e focando naquilo que realmente é o essencial. Dessa forma, vamos otimizando melhor as oportunidades e criando condições favoráveis a realização de nossos objetivos. Temos que trabalhar como aquele que cultiva o campo, para que haja bons frutos na hora da colheita. É preciso haver paciência, pois nem tudo o que plantamos dá resultado imediato, mas certamente conseguimos chegar a uma boa colheita se nos esforçarmos para isso, contando também com a graça de Deus.
Que nesta passagem de Ano, possamos dar um tempo para pensarmos como anda a nossa vida e buscarmos uma conversão do coração, um novo modo de agir e de se relacionar, com uma nova disposição para acertar o passo e alcançar a felicidade que desejamos, para nós, nossa família, nossos colegas de trabalho, no cumprimento das responsabilidades do dia-a-dia, no lazer... O Ano Novo é, portanto, uma excelente oportunidade para esse exercício, com a reflexão e a determinação para novas atitudes, se preciso, para fazer de cada dia o melhor possível.




