Celso Niskier
Reitor da UniCarioca
Vice-presidente da ABMES
***
Para mais de 500 educadores reunidos em Porto de Galinhas (PE), durante o IX Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, o Brasil tem jeito. E esse jeito é a Educação.
Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que reúne as sete principais instituições do setor – ABMES, ABRAFI, ANACEU, ANUP, FENEP, SEMERJ e SEMESP, o IX CBESP foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2016, e debateu temas fundamentais para o futuro do nosso País, entre os quais pudemos destacar: o papel da Educação como alicerce do nosso desenvolvimento, a promoção da expansão do setor, com qualidade, as formas alternativas de financiamento de estudos para alunos carentes, a manutenção dos programas do Governo Federal, como o ProUni e o Fies e a necessária inovação tecnológica nas formas de ensino e de aprendizagem.
Dirigentes, reitores, mantenedores, professores e figuras públicas ligadas à Educação tiveram a oportunidade, durante os três dias do congresso, de debater ideias, formular opiniões e propor consensos em torno de temas importantes para o setor educacional, sempre em busca de compromissos que possam nortear o desenvolvimento das instituições para os próximos anos.
Nesse momento de intensa transformação pela qual passa o País, os participantes do Congresso manifestaram o compromisso do setor com a inclusão social e a transmissão de conhecimentos com qualidade, acreditando que somente uma atuação mais diligente junto aos órgãos públicos trará mais transparência e eficiência aos processos de avaliação e regulação. Em especial, recomendou-se que os processos que tramitam no CNE, na CAPES e na CTAA tenham a devida observância ao princípio constitucional da publicidade, da oralidade e da ampla defesa, preservando os direitos das instituições.
Ao homenagear o Prof. Gabriel Mario Rodrigues, que se despediu da Secretaria Geral do Fórum, depois de muitos anos de uma liderança inspiradora, os congressistas aplaudiram de pé aquele que representa como ninguém o educador inovador, e em nome dele, e do que ele representa para o segmento educacional, encerraram o evento, ainda mais esperançosos de que o Brasil superará seus desafios, e terá, no vibrante segmento particular de educação superior, o instrumento para construir uma avenida larga e segura rumo a um Brasil melhor e mais justo para todos os seus cidadãos.




