• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Transformação da escola pela Fluência Digital

Outros Autores

07/04/2017 04:56:23

Prof. Marcelo de Freitas Lopes Diretor de Tecnologia Educacional do Grupo Weducation e da Foreducation Edtech, empresa Google Partner *** Para que se aplique a tecnologia na educação, é necessário galgar alguns estágios. Já passamos do estágio de convencimento, quando num passado não tão distante era necessário convencer os educadores sobre os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula. Agora, o estágio é outro: como ter sucesso na aplicação de tecnologia na educação. A educação se tornou a “bola da vez” e, a todo o momento, surgem soluções “milagrosas” do mundo tecnológico. Por um lado, é muito bom, pois indica que há muita gente pensando em criar produtos e serviços para melhorar a educação e, consequentemente, investindo tempo e dinheiro em uma área tão nobre. Por outro lado, as escolas são “bombardeadas” com plataformas, aplicativos, sistemas e equipamentos, sem ter conhecimento de sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem com sucesso. Com tantas novidades, por onde começar? Muitas instituições direcionaram investimentos em equipamentos eletrônicos e tiveram pouca, ou nenhuma, transformação no aprendizado. Na maioria dos casos, mudam-se as mídias e as aulas continuam as mesmas. Para que a tecnologia faça diferença, o foco deve estar na atuação dos professores. Plataformas e equipamentos são importantes, mas o professor é quem irá transformar tais recursos em aulas realmente significativas. Usando uma analogia ao ensino de idiomas, da mesma forma que se torna fluente quem se expõe à língua e à cultura estrangeira, quem se expõe à tecnologia e a usa com frequência, principalmente nas tarefas mais simples, chega à Fluência Digital. Se o professor for imigrante digital, precisa ter uma formação continuada e conviver com a tecnologia. É importante deixar claro que, apesar de parecer complexo, é muito fácil e rápido criar fluência digital. Na fluência, o uso da tecnologia passa a ser tão natural quanto o uso da caneta papel, algo comum, tratado como um meio e não como o fim. Para isso, é essencial um programa de formação com acompanhamento, visto que capacitação de professores muito específica ou pontual não costuma dar resultados. Se o professor for preparado apenas para o uso de determinada tecnologia, decorando botões que deve utilizar de forma mecânica e sem internalizar o processo, será uma máquina operando a outra. O objetivo da formação docente em tecnologia deve ser a “fluência”, a fim de se preparar o professor para qualquer recurso que a escola possui ou venha a implantar. Tendo fluência digital, o professor adquire capacidade de interagir com recursos aos quais nunca teve acesso, de aplicar esses recursos com seus alunos e, ainda, de criar novas ferramentas ou de reinventar formas de aplicação.   * Foi palestrante do GEduc 15 anos durante o VI Fórum de Inovação Acadêmica – www.geduc15anos.com.br.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020