• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Gerenciar mudanças através da Gestão por Processos nas IES

Outros Autores

02/08/2019 04:56:45

Márcio Schünemann Consultor da Hoper *** A Gestão por Processos possibilita gerenciar mudanças organizacionais e melhorar a capacidade competitiva da IES através do maior sinergismo entre os vários departamentos da instituição. Proporciona também o aprimoramento do modelo cultural da instituição a partir do desenvolvimento da maturidade dos seus processos. Uma IES é uma coleção de processos. Um processo é um grupo de tarefas inter-relacionadas e sistematizadas, dirigidas à realização de uma meta, ou seja um resultado desejado para o cliente. A Gestão por Processos é uma abordagem para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios (ABPMP, 2013). A Gestão por Processos não se encontra no trabalho realizado em departamentos isolados, mas sim nos processos que permeiam os departamentos, tornando as atividades organizacionais interdependentes, integradas e sistêmicas. Os processos de negócio, aqueles que de fato agregam valor na percepção do aluno, não são moldados e definidos em função das condições e necessidades das áreas, mas inversamente. As áreas servem e atendem aos processos, que por sua vez tem como foco principal o propósito da IES. Toda IES tem um componente do trabalho que é funcional, ligado à especialidade técnica da área e outro que é processual ligado à sequência de atividades. O desafio da IES é decidir qual eixo de coordenação priorizar: funções ou processos? O mapeamento de processos é uma importante ferramenta para qualificar os resultados da IES e desenvolver melhorias. Possibilita entendimento do fluxo de atividades, da integração entre as áreas da IES, das regras de negócio e principalmente direciona atenção para oportunidades de melhorias. Qualificar os processos em uma IES depende das suas particularidades e a metodologia escolhida merece adequação ao contexto. Não existe uma receita pronta ou mesmo uma metodologia definitiva. Segundo o BPM CBOK, a melhoria dos processos envolve 6 etapas. A figura a seguir ilustra o Ciclo de Vida para melhoria nos processos: [caption id="attachment_15663" align="aligncenter" width="450"] Fonte: ABPMP (2013)[/caption]
  • Envolve o alinhamento da estratégia da IES aos processos internos. O desafio desta etapa é priorizar e garantir o vínculo entre as diretrizes estratégicas e a rotina do dia-a-dia.
  • Análise. Tem por objetivo entender o contexto da IES, a situação atual (AS-IS) do processo em análise. Algumas perguntas para nortear esta fase são: Qual o objetivo do processo? Quais as saídas (outputs) e entradas (inputs)? Quem são os clientes? Quais os gargalos e dificuldades?
  • É o momento para se definir o novo cenário (TO-BE) do processo. São desenvolvidas soluções para os problemas identificados na fase anterior. Nesta etapa são definidos: objetivo; fluxo das atividades; detalhamento das atividades; matriz de responsabilidades; regras de negócio e indicadores.
  • Implementação. É o momento de se executar o que foi planejado na fase de desenho. Algumas ações desta fase são: desenvolvimento ou mudanças em sistemas integrados de gestão e em outras tecnologias, desenvolvimento de mecanismos automatizados de regras de negócio.
  • Monitoramento e Controle. Envolve gerenciar o desempenho do processo para que eventuais desvios possam ser corrigidos.
  • Refinamento. Nesta etapa são ajustados os desvios encontrados na fase anterior.
A cultura de transformação da IES a partir dos processos é um relevante ativo para a instituição que pretende ser cada vez mais competitiva no desafiador mercado educacional brasileiro. ___________________________ Referências: ABPMP – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) – Versão 3.0. São Paulo, 2013.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020