• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O que podemos esperar da sala de aula de 2030?

Daniel Maia

Business Development Manager para Setor Público e Educação na Microsoft Brasil

12/12/2019 04:32:38

Os alunos que estão na pré-escola hoje, ao se formarem, estarão mais bem preparados para o futuro se tiverem uma base social e emocional sólida desenvolvida em um ambiente de sala de aula personalizado. É o que aponta pesquisa patrocinada pela Microsoft e conduzida pela Prática Educacional da McKinsey & Company.

Buscando avaliar as iminentes mudanças no mercado da educação, a pesquisa ouviu 70 líderes de opinião globais, incluindo pesquisadores, diretores escolares, educadores, coordenadores e CEOs, ao mesmo tempo em que analisou 150 estudos anteriores sobre o tema. Também foram ouvidos dois mil alunos entre 12 e 18 anos e dois mil professores, que responderam à pesquisa ou participaram de discussões em grupo em países como Canadá, Cingapura, Estados Unidos e Reino Unido.

O estudo explorou as expectativas, as aspirações e as experiências dos jovens, bem como as habilidades e as competências necessárias para prosperar na aprendizagem, no trabalho e na vida. E, segundo eles, esses jovens são claros e convictos com relação à sua visão do futuro e querem e esperam mais opções e controle sobre como eles aprendem, para que possam resolver desafios sociais e globais que nós ainda nem imaginamos.

Existem implicações reais também para o futuro do trabalho. Em 2030, as ocupações de crescimento mais rápido exigirão habilidades cognitivas de nível mais avançado em áreas como aritmética, alfabetização, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, conforme a automação for substituindo os trabalhos menos qualificados de hoje.

Naturalmente, a tecnologia tem um papel central em todo esse processo, tanto na geração de demandas do mercado do futuro quanto na transformação da aprendizagem em sala de aula desde agora. A pesquisa indica que o uso de tecnologia pode ajudar a apoiar os professores na redistribuição de 20 a 30% de seu tempo para as atividades que eles acham que serão mais impactantes.

Esse tempo redistribuído poderá tirar proveito de tecnologias para aprofundar a aprendizagem personalizada e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, proporciona aos professores e escolas novas maneiras de entender como os alunos estão progredindo e permite gerenciamento altamente customizado, temporal e focado no conteúdo.

Em suma, o futuro da aprendizagem será profundamente social, voltado ao aluno, personalizado e apoiado por tecnologia. Cabe a nós construir, desde já, as bases para que nossos ambientes educacionais estejam preparados para este futuro.


O conteúdo completo da pesquisa está disponível para download e pode ser acessado em: aka.ms/Sala2030

4 

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020