Janguiê Diniz
Vice-presidente da ABMES
Fundador e Acionista Controlador do grupo Ser Educacional
Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
***
Em agosto de 1982, nascia a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a ABMES. A entidade não só representa as instituições de ensino superior privado nacionais e seus interesses, mas é engajada e comprometida com um propósito maior: o desenvolvimento do Brasil. Sempre defendo que a educação é a única forma de um país prosperar, e a ABMES, como maior entidade representativa do setor, atua justamente neste sentido. São 38 anos em constante evolução, apostando na inovação e na melhoria dos serviços educacionais. Uma bela história que deve ser celebrada.
Ter uma entidade forte e atuante como a ABMES é um privilégio. A instituição está em constante articulação com os mais diversos atores envolvidos no processo educacional: instituições, gestores e órgãos públicos. Por reunir tantas mantenedoras, congrega diferentes pontos de vista e necessidades, o que gera ideias e projetos muito mais articulados, ao mesmo tempo abrangentes e específicos. E esse intercâmbio cultural é possível graças aos diversos eventos, seminários, workshops, etc., que sempre reúnem nossos membros e pessoas convidadas em uma sinergia que gera grandes resultados.
São 38 anos de existência em um período em que o mundo sofreu profundas e definitivas mudanças, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico. Estamos na Quarta Revolução Industrial, a era da tecnologia, o que traz tanto desafios quanto oportunidades. E a ABMES se mantém sempre atualizada. A gestão atual, sob comando do amigo Celso Niskier, começou a implementar a AMBES 4.0, uma série de ações, atividades e parcerias para levar inovação e o que há de mais moderno em tecnologia aos associados. Esses investimentos e estudos se refletem lá na ponta, junto aos estudantes.
Tive a honrosa oportunidade de presidir a ABMES, no período entre 2016 e 2019, dando continuidade ao legado dos colegas e mestres Candido Mendes, Édson Franco, Gabriel Mario Rodrigues – este último, inclusive, responsável pela aquisição da sede própria da entidade, que pude inaugurar durante a minha gestão, um passo importante em nossa história. Crescemos, evoluímos.
Sempre com vistas ao engrandecimento do setor educacional, o projeto ABMES Regional possibilitou maior aproximação com instituições de ensino de todo o território nacional, permitindo conhecer melhor os mercados locais e suas necessidades, em um Brasil tão grande e diverso. Já o ABMES Internacional fez a entidade ser conhecida em outros países como a referência do Ensino Superior brasileiro. Foi um período conturbado, de grandes crises políticas e econômicas no Brasil e no mundo, mas conseguimos manter o crescimento.
A ABMES é hoje um órgão grandioso e respeitado por sua história combativa – no melhor sentido da palavra – em defesa da educação brasileira. São quase quatro décadas com os olhos sempre mirando o alto, modernizando-se e desenvolvendo-se, acompanhando o cenário mundial e colaborando com o setor. Que possamos continuar com nosso propósito, tão necessário ao desenvolvimento do Brasil. Vida longa à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior!




