Sabrina Moraes
Secretária executiva da ABMES
***
Em 2020 a ABMES completa seus 38 anos de fundação e comemora bodas de carvalho de um relacionamento forte e promissor com a educação superior brasileira. Refletindo sobre a sua subsistência durante esses anos, a vejo como essa majestosa e esplêndida “árvore das árvores”, símbolo de força e resistência.
Uma associação que tem como propósito representar e contribuir para o desenvolvimento das instituições particulares de ensino superior, buscando ouvi-las, fazendo ecoar suas vozes e colaborando com a formulação e o aprimoramento de políticas públicas que visam ao progresso do país a partir da educação, fator primordial para a transformação de vidas, o que reforça sobremaneira a sua responsabilidade social em que ampara no âmbito educacional.
Ao longo dos seus 38 anos, conquistou a confiança, o reconhecimento e o respeito das instituições associadas, dos órgãos governamentais, de educadores, da imprensa e de estudantes que, com frequência, buscam na ABMES informações e dados para utilizá-los como referências, citações, estudos e fonte de consultas sobre o seu universo.
O ano de 2020 ficará marcado na história mundial e também para a ABMES. Diante do enfrentamento das consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus, a entidade se manteve firme, ao mesmo tempo que maleável, e perseverante na continuidade da prestação de seus serviços. Em momento tão delicado, sua estrutura não foi abalada, pelo contrário, fortaleceu o seu elo com seus pares que se mantiveram unidos por uma só causa e, embora distantes fisicamente, juntos no enfrentamento dos percalços.
Perante os desafios, a associação fez da adversidade uma oportunidade de crescer cada vez mais. A ABMES 4.0 saiu do casulo rumo à transição digital. Usando de muita criatividade e competência, em prol do bem comum, aprimorou seus serviços e fez um modelo presencial conectado acontecer.
Reafirm
ou o compromisso com sua causa mais nobre, a educação, valorizando e acalentando seus associados em um dos momentos mais marcantes para o setor. Segue atuando em conjunto e incansavelmente na busca de soluções e de equilíbrio para que todos possam sair fortalecidos e mais sábios dessa fase. Se reinventou e não deixou de brilhar.
Essa jovem visionária continuará a estender suas mãos para que unidos possamos fertilizar essa árvore poderosa e longeva, almejando frutos promissores para o desenvolvimento da nação brasileira e subsidiando para que os sonhos dos jovens sejam alcançados por meio da educação.
Feliz aniversário e muitos anos de vida, querida ABMES!




