[/caption]
Editado desde então ininterruptamente, graças ao empenho da diretoria da ABMES, o Prêmio ganhou credibilidade e espaço na comunidade acadêmica. De um modo geral, as propostas enviadas pelas IES têm priorizado a realização de estudos e pesquisas voltados para as questões sociais mais amplas e para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover a melhoria da qualidade do ensino.
Nesse contexto, destacam-se ações que visam não só contribuir para a implantação de uma cultura de pesquisa e de avaliação nas IES como também desenvolver programas de: inovação curricular, modelos de gestão, proteção ao meio ambiente, inclusão social e elaboração de instrumentos facilitadores da aprendizagem. Em relação a este último aspecto, é importante salientar a premiação, em 2005, do “Multiplano pedagógico: concreto e virtual”. Criado por Rubens Ferronato, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel/PR, o Multiplano propicia oportunidades iguais de aprendizagem a todas as pessoas, em especial aos deficientes visuais, muitas vezes deixados à deriva do sistema educacional.
Com objetivo de dar maior visibilidade ao Prêmio, a Associação destina uma edição anual do ABMES Cadernos, título da ABMES Editora, à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Realiza também um seminário específico para permitir que os autores possam expor os seus trabalhos e, com isso, divulgá-los amplamente às IES do Brasil e do exterior, por meio da ABMES TV. Além disso, a ABMES dedica um hot site com histórico do Prêmio, os projetos vencedores, regulamento e informações gerais aos interessados.
Serviço
O vencedor da 20ª edição do prêmio receberá R$ 7 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio de 2013 no site www.top.abmes.org.br. As propostas devem explicitar o problema tratado, as alternativas utilizadas para a busca de soluções do problema e, principalmente, comprovar os resultados obtidos.
Confira o regulamento completo. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou no telefone (61) 3322-3252.
Outras referências sobre o projeto Multiplano: concreto e virtual
http://www.youtube.com/watch?v=WLwOlCn6hB8
http://dc160.4shared.com/doc/yN0r03S4/preview.html
http://www.abmes.org.br/abmes/publicacao/detalhe/id/32




