Para que seja possível falar sobre o perfil do “aluno 3.0”, será importante falar sobre as mudanças no comportamento e nas relações sociais a partir da internet, que além de transcenderem as fronteiras da comunicação convencional, também transformaram acentuadamente o comportamento e os relacionamentos, especialmente quando falamos da geração nascida a partir do ano 2.000, conhecida como “geração Y”. As infinitas possibilidades de acesso a informações, serviços, entretenimento e relacionamentos induzem qualquer um que esteja conectado a novos padrões na maneira como se expressa, consome e, também, na maneira como adquire conhecimento.
Dessa maneira, compreender o impacto dessas mudanças no comportamento como um todo e reavaliar as estratégias aplicadas é um dos fatores fundamentais para as instituições que almejam sucesso em seus objetivos neste mercado emergente. E para compreender toda essa mudança e a direção que estamos indo é fundamental observar atentamente o comportamento do jovem de hoje, especialmente se levarmos em consideração que, historicamente, os jovens sempre foram os grandes catalisadores das mudanças sociais, especialmente quando falamos sobre comportamento e consumo.
Foi assim como a “geração baby boomer”, entre os anos 40 e 50, com a “geração X”, nascidos entre os anos 60 e 70, e assim vem acontecendo com a “geração Y”’, ou, “geração millennials”. A grande diferença entre essas gerações citadas é que quando falamos sobre a “geração Y” estamos nos referindo a uma geração de jovens que já nasceu com um amplo acesso à informação, alto poder de interatividade e liberdade de decisão. Cada vez mais eles moldam esse novo mercado que, pela força das redes socais, é progressivamente influenciado pelo próprio consumidor.
Esses jovens vivem em uma comunidade global, onde estética, comportamento, consumo e conhecimento estão plugados em culturas e etnias por todo mundo. E o resultado dessa ampla conectividade está moldando de forma irreversível um novo perfil de aluno, que se trata da geração de estudantes mais plural da história, os alunos 3.0. Ou seja, todo esse bombardeio de informações e possibilidades impacta diretamente na maneira como essa nova geração de alunos aprende que, diferente das gerações anteriores, é capaz de assimilar informações de uma maneira não linear. E essa nova forma de absorver conhecimento reflete exatamente a dinâmica da internet, que permite o acompanhamento simultâneo de uma infinidade de assuntos.
Para um aluno dessa geração é natural começar em uma área de conhecimento, pausar, continuar em outra, e assim sucessivamente, até que o conhecimento almejado seja construído. Eles não querem se ater a apenas a uma área de conhecimento, pois a sua sede em diversificar é tão ampla como as possibilidades que se apresentam a partir desse novo nível de conectividade. Outra característica muito marcante desta geração de alunos, que não deve ser ignorada pelas instituições que pretendem ter sucesso nos seus relacionamentos institucionais, é o fato de que eles não são mais influenciados pela mídia de massa e não aceitam ser um simples consumidor passivo. Para essa nova geração a opinião de outros consumidores é decisiva para a sua tomada de decisão, que normalmente é colhida nas diversas redes sociais disponíveis. Eles valorizam muito as organizações empresariais e institucionais que dão atenção a sua opinião e viabilizam uma interação aberta com o seu público.
Levando em consideração as características apresentadas, sugiro abaixo algumas ações relativamente simples de serem implementadas, e que farão toda a diferença na satisfação dos estudantes e no interesse dos candidatos a aluno:
- O professor e o gestor educacional nunca serão substituídos pela tecnologia, mas é fundamental utilizá-la favoravelmente para otimizar o trabalho que se propõe. Mesmo nas aulas presenciais, disponibilize ambientes virtuais onde o aluno possa revisar a matéria apresentada pelo professor, discutir com outros alunos e até realizar exercícios de fixação. Atualmente é possível contar com ferramentas gratuitas para esta finalidade.
- Trata-se de uma geração muito familiarizada com games e ambientes digitais, e pesquisas recentes comprovaram a eficiência do aprendizado a partir desse tipo de plataforma lúdica. Procure inovar na maneira como os conteúdos são apresentados, atualmente com um pouco de criatividade é possível desenvolver materiais neste formato com baixo investimento.
- A interatividade é muito valorizada por essa geração, dessa maneira, mantenha os perfis de sua instituição sempre atualizados nas redes sociais, e viabilize com seriedade um canal de comunicação com o seu público, sempre se comunicando independente da natureza da interação.
Compreender e se alinhar ao perfil desse “aluno 3.0” não é uma tarefa simples, assim como não é simples nenhuma mudança de paradigma. Porém, se esforçar para uma adaptação neste sentido pode ser um fator decisivo para manter uma instituição atrativa e competitiva neste novo cenário que se configura.




