Paulo Cardim
Reitor da Belas Artes e Diretor-Presidente da Febasp
Membro do Conselho da Presidência da ABMESBlog da Reitoria, publicado em 6 de maio de 2013
***A relação professor-aluno nos tempos em que estamos vivendo é um desafio para esses profissionais do magistério, que enriquecem o trabalho educacional de nossas instituições educacionais, em todos os níveis.
Na educação superior, a relação é entre adultos, mas, mesmo assim – e talvez por ser entre adultos – não é uma relação tranquila entre todos os atores do complexo processo de aprendizagem, na graduação e, até, na pós-graduação.
As informações disponíveis em tempos de internet, democraticamente, nivela professores e alunos nessa área, a da informação. A leitura e o trato desses elementos, gerando conhecimento, contudo, dá ao professor condições favoráveis para que o processo pedagógico seja coroado de êxito, para ambas as partes.
A confusão entre informação e conhecimento é, porém, objeto de muitos equívocos e conflitos ou desencontros entre esses dois membros indispensáveis à comunidade acadêmica. A parceria e co-responsabilidade é fator preponderante para o sucesso da aprendizagem.
Segundo Marcos Tarciso Masetto (Competência pedagógica do professor universitário. Summus, 2003, p. 50),
A atitude de parceria e co-responsabilidade entre professor e aluno visando desenvolver o processo de aprendizagem se estabelece e se fortifica mediante atitudes e comportamentos que os colocam juntos, lado a lado trabalhando pelos mesmos objetivos, como equipe de trabalho. …………………………………………………………………………………………………………………………………….. A atitude de parceria e co-responsabilidade se inicia com um pacto entre alunos e professor para juntos buscarem aprendizagem (desenvolvimento pessoal e profissional). E para que haja um compromisso, o primeiro passo é abrir uma discussão sobre a razão de nos encontrarmos naquela situação de professores e alunos e o que vamos juntos buscar. Dialogar sobre a situação de sermos um grupo, e como tal temos de nos conhecer (quem somos, que fazemos ali…) e definir alguns interesses comuns que nos usa.Essa atitude de parceria e co-responsabilidade é que vai levar ao êxito pretendido por ambos atores desse processo. O diálogo, a atuação como uma equipe e o estabelecimento de metas claras, contidas nos planos de ensino, quando desenvolvidos dessa forma têm produzido resultados altamente positivos no processo de aprendizagem.




