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Programas de letramento infantil em bibliotecas escolares

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26/08/2013 04:47:51

Profa. Dra. Nadia Hommerding*
Consultora para a OS- SP Leituras para implantação do Programa permanente Bebelê na Biblioteca de São Paulo (BSP)
***
O “National Institute of Child Health and Human Development – (NICHD)” dos Estados Unidos define “early literacy” como “o que as crianças sabem sobre ler e escrever antes que elas possam de fato ler e escrever por conta própria”. Inúmeros estudos demonstram que as crianças consistentemente expostas a uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências. Pesquisas naquele país revelam grande consenso entre pesquisadores e educadores que a prevenção de problemas referente à leitura faz mais sentido e custa menos do que ações de remediação. Ao falar de biblioteca escolar pode-se pensar, por tradição, no espaço voltado às crianças que adentram o ensino fundamental, entretanto, e aquelas crianças de 3 a 5 anos de idade? Quais as ações em relação a este público real? E, talvez a pergunta mais importante  ainda seria: Que serviços e produtos oferecer? No Brasil, as bebetecas vêm surgindo dentro da realidade das creches, o que as torna uma espécie de biblioteca escolar. Mas, e o papel das bibliotecas escolares neste cenário?  A presença passiva das bibliotecas escolares necessita ser questionada. Uma biblioteca não deve ser considerada uma sala cheia de livros, e sim, uma casa de tesouros concebida como um lugar onde as crianças  são introduzidas  num mundo maravilhoso de livros que  as levem à fantasia,  alegria, imaginação, amor, dor, tristeza, enfim, uma pletora de emoções. Um local que tenha espaço tanto para ficção quanto fatos, prazer e conhecimento.  O lugar onde as crianças possam passar horas, transcender os limites dos mundos e voltar à realidade com a sensação de que foram enriquecidas e cativadas por novas ideias, pensamentos e aprendizados. Uma biblioteca escolar deve fornecer à criança um ambiente que conduza ao seu bem-estar e aos processos de aprendizagem ao seu redor.  É este o pano de fundo para a proposta de promover uma biblioteca escolar funcional.  Esta é também uma oportunidade da biblioteca escolar assumir o papel que nem sempre as bibliotecas públicas conseguem atingir, pois muitas crianças chegam à escola sem jamais terem visitado ou usado uma biblioteca pública. Desta maneira, o modelo de Letramento Infantil proposto nos Estados Unidos, busca estudar e implantar, por meio de seis habilidades ou competências básicas, programas e serviços voltados ao desenvolvimento mais eficaz da leitura e aprendizado em bebês e crianças de 0 meses à 6 anos de idade. Pré-escolas e escolas do ensino fundamental podem estabelecer um Serviço de Empréstimo Familiar, possibilitando, aos pais e cuidadores, livros que auxiliem no processo de aprendizado, literacia e desenvolvimento infantil, bem como livros que possam ler aos seus filhos. Tal coleção deve ainda conter, além dos próprios livros, DVDs, vídeos, CDs e uma variedade de materiais que atendam a especificidade de cada família. Além do desenvolvimento das competências, um dos principais objetivos, e talvez o mais importante, de um programa de Letramento Infantil reflete-se no fortalecimento dos laços afetivos entre o adulto e a criança, sejam pais, cuidadores, avós, babás, tios, etc. Uma oportunidade preciosa de compartilhar amor, carinho, atenção, respeito e admiração mútua por meio da leitura e atividades lúdicas. O Letramento Infantil é uma responsabilidade social e profissional cuja participação do bibliotecário escolar tem relevância fundamental. Trata-se de um grande desafio e grata oportunidade de atuação.   *Ministrará a palestra “Early Literacy: O importante papel das Bibliotecas Escolares na formação de leitores de 6 meses a 6 anos de idade” durante o ENB 2013 – V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares. O evento será realizado no dia 29 de agosto, no Hotel Parkk Inn, em São Paulo, capital. Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/eventos/enb/.    

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