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A biblioteca escolar e universitária na era das redes sociais

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09/08/2013 05:08:03

Maria Cristina Palhares Valencia*
Docente da disciplina de Tecnologias da Informação no curso de Biblioteconomia, no Centro Universitário Assunção – Unifai
***
Várias atividades da sociedade passam a ser pautadas pelas tecnologias de informação e comunicação a partir da década de 1970, porém é nos anos de 1990 que as transformações mais radicais neste aspecto despontam e os interesses de grupos sociais são variados, desde os hábitos de consumo e diversão aos diversos temas compartilhados nas redes sociais e publicados em blogs e portais de pesquisas científicas, levando o indivíduo a um uso cada vez mais intenso das tecnologias de rede, do virtual e da mobilidade. No contexto da sociedade da informação ou sociedade em rede, o uso das TICs pela biblioteca visa atender à demanda de informação de estudantes, docentes e pesquisadores, focando especialmente nas redes sociais e colaborativas da Web 2.0 para a promoção e disseminação da informação entre todos. Nesse sentido, consideramos as diversas possibilidades disponíveis pelas ferramentas que permitam atender às necessidades de informação de internautas. O usuário de redes sociais e colaborativas conhece, aprecia e faz uso das TICs na vida pessoal, profissional e acadêmica, é dinâmico e interativo, pertence a uma das gerações que acompanharam a migração de serviços e produtos para as redes de computadores ou nasceram a partir da década de 1990, durante a expansão da WWW e sob a forte influência das chamadas novas tecnologias em todos os âmbitos da sociedade. Dessa forma, as bibliotecas escolares e universitárias, lançam mão dos recursos disponíveis nas redes sociais e colaborativas visando atender, especialmente, ao perfil deste usuário. Para compreendermos a sociedade da informação, devemos resgatar o percurso histórico-social das redes, pois o indivíduo vive em grupos desde os primórdios da sua existência, constituindo relações sociais baseadas em interesses e semelhanças comuns aos demais participantes (destes grupos ou redes), com quem interage de maneira voluntária. Um dos conceitos sobre rede social tem aproximadamente um século, pois faz referências às relações representadas pelos agrupamentos de pessoas, por etnia, religião, cultura etc. É fundamentado a partir da Sociologia e da Antropologia, no final do século XX, com aplicação e desenvolvimento nos campos da Antropologia, Biologia, Ciências da Comunicação, Economia, Geografia, Ciências da informação, Psicologia social, Serviço social, entre outros. (RECUERO, 2010). A estrutura das redes sociais e colaborativas permite a sua própria formação pelo desenvolvimento e pela modificação através da inserção de novos integrantes, de acordo com eventos do cotidiano social, político, econômico etc. e pelo compartilhamento de conteúdos. Esta mesma estrutura não é linear, mas é flexível, dinâmica, sem limites e auto-organizável que disponibiliza ferramentas capazes de promover a interação e o compartilhamento de informações em tempo real ou não. (TOMAÉL, 2005).
A disseminação seletiva da informação, trabalho desenvolvido pelo bibliotecário, consiste no fornecimento de uma lista de referências bibliográficas, regularmente, direcionada ao usuário, com abrangência para a sua área de interesse temático. Embora nas redes sociais mudem as ferramentas que serão usadas para a disseminação de conteúdos, precisamos considerar alguns pontos essenciais para que este serviço tenha sucesso, entre eles, a avaliação do perfil do usuário, de acordo com os seus interesses, priorizando a busca, organização, localização, identificação e o envio para grupos de usuários (por perfil de interesse). Ainda, neste sentido, a fim de promover a informação, devemos realizar periodicamente avaliações e observações sobre a demanda por tipo de informação, assim como verificar o contexto de uso da informação pelo usuário.   *Maria Cristina Palhares Valencia – docente da disciplina de Tecnologias da Informação no curso de Biblioteconomia, no Centro Universitário Assunção – Unifai e ministrará a palestra “Redes sociais e colaborativas em bibliotecas de ensino escolar e superior” no ENB 2013 – V Encontro Nacional de Bibliotecários de IES & V Encontro Nacional de Bibliotecários Escolares. O evento acontecerá no dia 29 de agosto de 2013, das 09h00 às 19h00, no Hotel Park Inn em São Paulo, capital. Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/eventos/enb
   

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