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Relacionamento & tecnologia

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11/10/2013 04:41:14

*Edilson Ramos **Altair Assis da Silva *** Gameficatione Business Intelligence são ferramentas tecnológicas modernas as quais trabalhando de forma integrada, tem trazido resultados importantes para o processo de relacionamento com alunos egressos da FGV. Antes de comentar como aplicamos estas técnicas, vamos apresentar um pouco do contexto que nos levou a utilizar tais recursos. No nosso planejamento, consideramos que para ser efetivo e para gerar valor, o relacionamento da instituição com alunos e egressos deve integrar 4 aspectos vitais ao mesmo tempo, são eles: Proximidade, Colaboração, Reciprocidade e Frequência.  Entendemos que, não é possível criar valor para a comunidade sem colocar em prática estes componentes funcionando simultaneamente em cada interação. Na prática, começamos o processo de relacionamento na instituição de forma tradicional, realizando reuniões, seminários, eventos, happy hour, jantares de forma que a comunidade pudesse ter proximidade, encontrar temas, discutir conteúdos de interesse, trabalhar o networking e assim criar as oportunidades para que todos se mantivessem motivados a pertencer; a atuar com frequência para alavancar o interesse dos alunos egressos e da própria universidade. Com o passar do tempo, verificamos que por questões circunstanciais do próprio cotidiano, onde as pessoas estão cada vez mais atribuladas e com menos tempo disponível, dificuldades de deslocamento na cidade, o resultado decorrente destes eventos denominados típicos e tradicionais, passou a ficar longe do esperado, pela “falta de frequência” e continuidade, como também pela falta de proximidade e oportunidades de colaboração e reciprocidade. Naturalíssimo e esperado que num quadro como este o interesse e motivação em participar efetivamente desta comunidade começassem a ficar numa segunda prioridade de cada associado e isto mais por questões de “falta de tempo” e logística do que pela essência em si. Tínhamos que criar um modelo de negócio que propiciasse de maneira simples e fácil a forte integração e constância do relacionamento da comunidade com a instituição e da comunidade dos egressos entre si. Para resolver esta problemática, passamos a pensar em várias estratégias e modelos e foi neste ponto que chegamos às ferramentas digitais de última geração já utilizadas em outros setores e com mais ênfase na internet. Começamos pelo básico, desenvolvendo melhorias no website e já focando nas questões de Proximidade, Frequência, Colaboração e Flexibilidade que são questões muito bem resolvidas a distancia de um “click”. Melhoramos os recursos de cadastro, informativos e tudo mais, trabalhamos a comunicação, a informação e assim demos um passo a mais, para através da web, complementar aquele relacionamento tradicional e necessário dos encontros “face to face”. Isto alavancou sobremaneira os nossos objetivos nesta comunidade o que foi verificado pelo aumento significativo de associados e interessados nos nossos projetos, eventos e reuniões em geral. Por algum tempo acreditamos estar fazendo o melhor e mais efetivo até que começamos a nos preocupar com métricas de desempenho e de efetividade. Quantas pessoas participam?, que valor esta sendo gerado para a comunidade? , qual o grau de frequência dos contatos? estamos atendendo interesse das pessoas? como esta sendo  feita a atualização do cadastro, com que precisão?; quando precisávamos de alguém conseguíamos encontrar facilmente?  E foi ai que, através de pesquisas e da diretoria da associação encontramos as ferramentas as quais nos referimos no início deste artigo. Business Intelligence (BI), e Técnicas de Gamefication ou  Gamification Como a descrição já deixa claro com BI estamos falando de Inteligência de Negócio. Gamification é o processo que utiliza conceitos e tecnologias de jogos para atrair, reter e aumentar o uso de um site ou de um serviço. Tipicamente, a ideia é incentivar os membros a participarem de desafios ou tarefas especialmente projetadas, para que tenham o comportamento desejado. Ao participarem de forma satisfatória, conquistam pontos ou atingem um determinado status. Maior lealdade a uma marca ou aumento de vendas são alguns objetivos que são atingidos. A ideia em si, é muito simples e vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos. Analistas já a apontam como uma das principais tendências para os próximos anos, tanto para sites externos quando para intranets. A integração entre soluções de Social Business Intelligence e Gamification, integradamente trazem resultados jamais esperados anteriormente. Para implementar o conceito, o primeiro passo é entender bem o que se deseja atingir com tudo isto e, no nosso caso, o que se pretende num primeiro estágio é uma elevada precisão, completude, fidedignidade, atualização dos dados cadastrais da Associação de forma não invasiva e preservando a privacidade das pessoas. Um desafio enorme a ser atingida pelos meios normais dada a alta obsolescência dos dados de qualquer empresa, instituição ou associação, da temporariedade e movimentação das pessoas depois que deixam a universidade e da falta de tempo num mundo de negocio tão atribulado. As técnicas de Gamification mesmo aplicadas parcialmente já propiciaram e motivaram associados e alunos egressos, de forma autônoma, por livre opção e escolha e vontade, a atualizarem e manterem atualizados seus dados ao longo do tempo de forma espontânea. Quanto mais completo o seu cadastro, mais feedback, mais retorno de acordo com seus interesses, mais descontos em produtos e serviços dos parceiros e assim por diante. A pessoa ganha mais pontos e estes pontos podem ser usados de acordo com cada interesse em especifico. Esta técnica, mexe com duas importantes características do ser humano que é a competição e a cooperação presentes nos jogos, games e portanto técnicas de Gamification. A partir do momento que atingimos uma elevada qualidade da nossa base de dados, entramos no segundo estágio do nosso projeto que foi aplicar técnicas de Business Intelligence (utilizando conceitos de Predictive Analysis e mais recentemente BIG Data) para com ferramentas próprias para este fim, analisarmos os interesses do grupo e da pessoa, de forma gráfica, intuitiva e assim gerar retorno para cada um de forma precisa, maximizada, seja qual for seu interesse, sem sobrecarrega-lo com mensagens padronizadas, genéricas ou em excesso. Para encerrar, nosso objetivo aqui não é detalhar aspectos técnicos da tecnologia, mas sim o seu uso para o negócio. No entanto, temos que ter em mente que embora este “arsenal tecnológico” gere resultados impressionantes em qualquer setor da indústria, para ser implementado é algo complexo que exige como primeiro passo, encontrar um parceiro de verdade, com conhecimento, metodologia, experiência comprovada e compromisso de longo prazo sem os quais não conseguimos usufruir na prática dos benefícios que as tecnologias podem nos propiciar.
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*Presidente da Associação Alumni FGV **Diretor da Associação Alumni FGV Os dois ministrarão a palestra: “Relacionamento & Tecnologia de Business Intelligence, Gameficaton!” no seminário Relacionamento com Egressos. O evento acontecerá no dia 17 de outubro de 2013, das 09h00 às 17h30, no Hotel Park Inn, em São Paulo, capital. Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/eventos/egressos  

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