Édson Franco*
Advogado, jornalista e professor universitário
Diretor-Geral da Faculdade de Estudos Avançado do Pará
Membro do Conselho da Presidência da ABMES
***Pensando nas pequenas e médias IES (PMIES) uma preocupação que me assalta é que elas realizam a cada semestre um grande empenho para conquistar novos alunos e assim crescer. Algumas chegam a investir o que não podem para promoverem essa conquista de contar com um punhado de novos estudantes. Isto é meritório e representa um significativo esforço das PMIES.
Ocorre que para crescer não basta conquistar novos alunos. O importante é conquistar e mantê-los com o crescimento realizado. Caso contrário o resultado é ilusório. O tanto que crescem é semelhante ao tanto que perdem de um semestre a outro.
Muitas são as razões que levam os estudantes a desistir depois de alcançar o patamar do ensino superior. Claro que há razões acadêmicas: alguns não conseguem acompanhar os programas ministrados pelas faculdades; outros, sentem-se impotentes para continuar. Há razões financeiras, especialmente quando decorrem de algum desemprego de parte dos estudantes. Nessa mesma linha, por experiência vivenciada, alguns abandonos decorrem de separações conjugais em que os pais separados não conseguem mais financiar os estudos dos filhos. Há outras razões que a experiência de cada escola pode elencar. O importante é trabalhar para que o crescimento alcançado não seja posto por água abaixo.
Duas preocupações, entretanto, devem estar nos esforços das PMIES. A primeira é a de fazer com que o ensino ministrado seja encantador. Sem encantar permanentemente os alunos não se consegue consolidar a conquista inicial. Aula que não encanta contribui para a evasão. Outra preocupação que sinto é que muitas escolas esquecem de manter a desejada proximidade com os seus alunos. Resumindo aqui: cuidar para que os professores sejam bons professores e cuidar para que o relacionamento com os alunos não seja mero ato protocolar, frio e formal.
Recebê-los na porta da escola, num dia da semana e cumprimentá-los, é algo que cativa para além da sala de aula. Agora, pensando nas novas tecnologias, especialmente quando constato que o Papa Francisco já conta com mais de dez milhões de seguidores nas redes sociais, reconheço que uma medida cativante é a de cumprimentar os alunos nos seus aniversários, utilizando os e-mails deles e personalizando as mensagens enviadas. Para isto, é bom cuidar de ter na escola todos os e-mails dos novos alunos (e dos antigos, também) para abraçá-los na véspera dos aniversários, com mensagens nunca iguais e nunca formais.
Encantar e cativar são ações que exigem personalização ou como no dizer das novas tecnologias, exige customização.
Duvido que a debandada de alunos de um semestre a outro seja grande como o desejado ingresso que foi alcançado. A diferença pode ser entendida como o crescimento das PMIES. Os alunos gostam de ser encantados e cativados. Com isso as perdas são mínimas e a evasão torna-se desprezível.
Essas dicas são simples, mas são importantes e conferem diferenciais indiscutíveis para as pequenas e médias escolas.
* Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco é um dos autores do ABMES Cadernos 26 que traz o tema "Pequenas e Médias IES – Tendências e Oportunidades". Confira aqui a publicação na íntegra.




