Aldo Barduco Jr.*
CEO & Líder Empreendedor da Brainworks Solutions
***Grande parte das instituições de ensino, especialmente as IES, têm investido largamente em captação de alunos como uma ferramenta de crescimento e compensação para a evasão de discentes, talvez porque “sempre foi assim”, existe muita competência no assunto, e por isso, parece que funciona. Porém, o cenário, especialmente no Brasil, tem mudado nos últimos anos e as relações candidatos/vagas nos vestibulares já não são as mesmas de antes.
Comparo essa situação como alguém que tem um balde furado e que para mantê-lo cheio coloca mais água de tempos em tempos, se concentrando em olhar o nível de água na borda do balde e aceitando os pés molhados e todo o esforço de carregar e despejar água para mantê-lo cheio.
Esse comportamento é validado pelo grupo, pois ao olhar para os baldes dos seus colegas, também nota os mesmos furos e acredita que todo o balde seja assim: furado.
E quais as soluções para este problema?
- Continuar captando mais água;
- Trocar de balde;
- Reparar o balde.
- Conhecimento do cliente
- Antecipação
- Diferenciação
- Pense em permanência
- Ligação emocional




