Detalhe

Pandemia amplia e acelera a busca por cursos superiores a distância

13/04/2021 | Por: ABMES | 4766
Foto: Freepik

A educação a distância (EAD) vem alcançando crescimento cada vez mais expressivo no Brasil. Segundo estimativas da Associação Brasileira Mantenedora de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a empresa Educa Insights, em 2022, o número de universitários nessa modalidade de ensino será maior do que na presencial. A projeção inicial era para 2023, porém o processo foi acelerado pela pandemia, com as quedas nos índices de emprego e renda da população, as orientações da OMS para o distanciamento social e o aumento de ofertas de cursos dessa modalidade.

Segundo o Censo da Educação Superior 2019, o número de novos alunos em cursos de graduação a distância aumentou 378,9% em um período de dez anos.  Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2009 a 2019 – antes da pandemia de COVID-19 –, revelou que o número de matriculados no ensino superior a distância aumentou de 330 mil para mais de 1,5 milhão.

O estudo mostra ainda que, em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos de EAD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial, na rede privada. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos de EAD, enquanto 49,3% (1.514.302) escolheram ingressar na educação superior de modo presencial.

O EAD traz benefícios significativos aos estudantes. Além do menor valor da mensalidade, por ser uma modalidade em que se estuda na própria residência ou trabalho, há economia com custos de transporte, estacionamento, alimentação, tempo de deslocamento, entre outros.

Opções
Atualmente, os interessados de qualquer lugar do Brasil contam com boas opções, como os cursos recentemente lançados pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Dentro da modalidade EAD, a instituição oferece cinco cursos de graduação, oito cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 16 cursos de extensão.

Os cursos contam com projetos pedagógicos, conteúdos e metodologias que possibilitam formação qualificada e sintonizada com a contemporaneidade. Constantemente atualizada para compor o portfólio profissional que o mercado precisa, a instituição trabalha com metodologia de projetos, sendo que cada disciplina possui uma Trilha Referencial de Aprendizagem (TRA), que conduz o estudante aos conteúdos e atividades ministradas.

A plataforma é composta por vídeos que podem ser assistidos pelos estudantes no seu tempo, quantas vezes forem necessárias. Além disso, os alunos contam com suporte acadêmico que inclui plantão semanal com um professor, que terá dia e horário previamente marcados para o esclarecimento de dúvidas, além de poder agendar um encontro por semana com o coordenador do seu curso.

Inscrições
As inscrições para os cursos da Unaerp Digital EAD podem ser realizadas através do site www.unaerp.br/digital 

O ingresso nos cursos de graduação da Unaerp Digital EAD é pelo sistema de processo seletivo, que conta com quatro cursos de bacharelado – Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social – e um curso superior de tecnologia, o de Gestão de Recursos Humanos.

O processo de classificação dos candidatos é feito pela nota do Enem (de 2009 a 2019) ou pela média da nota do histórico escolar dos três anos do ensino médio, ficando a critério do candidato a escolha pelo sistema de seleção preferido.

Para os cursos de especialização em nível de pós-graduação e para os cursos de extensão, informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3603-6873 e (16) 3603-6808, ou pelo e-mail: mktunaerpdigital@unaerp.br.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES apresenta mitos e verdades sobre EAD na Câmara dos Deputados

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, participou na terça-feira (27/08) de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater EAD na área da Saúde. Na ocasião, Caldas desmentiu algumas informações irreais relacionadas à modalidade e ressaltou a importância da observação dos critérios regulamentares do MEC para a utilização plena e responsável da tecnologia

Legislação

EDITAL INEP Nº 19, DE 30 DE ABRIL DE 2021

Torna público os procedimentos de justificativa de ausência na edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição 2021.


EDITAL INEP Nº 94, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2020

Torna pública as regras especiais para aqueles que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2020 - disciplinado pelo Edital nº 54, de 28 de julho de 2020, na condição de Pessoas Privadas de Liberdade e de Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade.


EDITAL INEP Nº 64, DE 03 DE SETEMBRO DE 2020

Torna pública a abertura das inscrições para adesão, cadastramento e habilitação de colaboradores interessados em compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC), para executar as atividades de certificação dos procedimentos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2020.


EDITAL INEP Nº 55, DE 28 DE JULHO DE 2020

Torna pública a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital.

 


Notícias

EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

Agência Brasil: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, avaliou que a tendência é de redução do ensino presencial

Como criar um bom conteúdo para o Ensino Superior a Distância

Já parou para pensar quantos setores foram impactados pela pandemia do Coronavírus? Pensando rápido, podemos mencionar a forma de trabalhar, de consumir serviços, de aproveitar o tempo livre e sem esquecer da forma de aprender

Estudo mostra que 46% dos estudantes buscam EAD para graduação

Exame: Levantamento feito pela ABMES mostra que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência

ProUni abre inscrições em maio para vagas remanescentes do primeiro semestre de 2021 e usará nota do Enem

Classificação, que era por ordem de inscrições, agora usará resultado do exame; MEC não divulgou quantas bolsas estão disponíveis

Após prorrogação, convocações da lista de espera terminam hoje

Candidatos que forem convocados têm cinco dias para apresentar documentações exigidas

Busca por cursos EAD com foco em menor preço aumenta 95% nos últimos 10 meses, aponta pesquisa

Quero Bolsa: A pandemia do COVID-19 impactou diretamente na busca por cursos de graduação em universidades particulares, é o que mostrou o levantamento realizado pela ABMES

Ensino à distância se consolida na pandemia

Com os impactos da pandemia a modalidade EAD cresceu vertiginosamente, transformando vidas e mudando a forma de aprender e ensinar, mostra o levantamento realizado pela ABMES

Inep nega falha na correção das redações do Enem

Segundo o Inep, as redações podem passar por até quatro correções