Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
26/04/2016 04:38:39
26/04/2016
PAULO VADAS
O fato é, Professor Gabriel, que, com poucas exceções, o sistema educational brasileiro não respeita a própria Constituição Federal que assim define os objetivos da educação brasileira: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Das três responsabilidades determinadas pela CF, as escolas só focam a última: "a qualificação para o trabalho," entendendo que o educando deve ser, como uma máquina de produção, um ente puramente voltado ao sistema economico. Não existe a preocupação em desenvolver a pessoa (leia-se: o pensador crítico) e, muito menos, o cidadão (leia-se: o participador ativo das decisões sociais). Os projetos pedagógicos, de domíno das escolas e, portando, espelhos dos valores que elas promovem, refletem bem essa visão miopica que foca a oferta de cursos somente em cursos profissionalizantes. Na minha forma de pensar, o problema do sistema educacional brasileiro é não entender que a educação (formal e informal) é a base da formação cultural de um povo. Essa falta de entendimento, caracterizada, inclusive, na separação dos conceitos "educação" e "cultura" (exemplo: MEC - Ministerio da Educação e Cultura ou, o que é ainda pior, ter um ministério de educação e outro de cultura) transformou o conceito de "educação superior" (leia-se: formação do Ser, em todas as suas dimensões) em "educação para o trabalho". Há que se entender que "educar" significa "transformar", em todos os sentidos: pessoal, familiar, social, político, econômico, tecnológico. O modelo educacional de um país reflete claramente as prioridades daquele país em relação aos seus constituintes. O projeto pedagógico da escola reflete claramente como aquela escola entende sua função e seus objetivos educacionais. Cabe ao sistema educacional brasileiro e a cada dirigente escolar refletir profundamente sobre o quanto de tudo isto que está acontecendo no Brasil é reflexo das decadas de descaso em relação "ao pleno desenvolvimento da pessoa" e ao "seu preparo para o exercício da cidadania". Tema, quem sabe, para o próximo Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular
26/04/2016
Mirian Nere Martins
O senhor conseguiu sintetizar bem muito do que a maioria das pessoas está pensando após a deplorável tarde noite do domingo da votação do impeachment. O tema Educação Política, ou nos moldes da ditadura militar, a Educação Cívica, causa muita polêmica, mas acredito que a IES poderiam ser provocadas a abrir um espaço para discutir os direitos e deveres do cidadão político brasileiro. Eu particularmente cansei que ouvir que sala de aula não é ambiente para os professores discutirem política, é claro que a questão aqui são as posições e preferências ideológicas, mas os estudantes universitários, e cada IES deveriam exercitar e simular as questões críticas nacionais, e terem seus próprios Congressos e Senados para propor projetos de lei para melhorar o país, se possível com o compromisso de que pudessem ser encaminhados oficialmente ao deputados e senadores, ou que pudessem se tornar Leis de iniciativa popular, que com 1 milhão de assinaturas, podem, segundo a constituição vigente, tornarem-se leis de verdade, http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10699735/paragrafo-2-artigo-61-da-constituicao-federal-de-1988 Educar também é praticar para experimentar e sentir na pele como as coisas acontecem. A política é a instituição mais desacreditada no país, e criar nas IES, congressos e senados com procedimentos idênticos ao legislativo brasileiro, emponderando-os com o direito a serem ouvidos, e em sua representações municipais, estaduais e nacional, permitindo seu direito a voz e voto, pode ser a grande chance de uma virada ética e qualitativa do processo democrático brasileiro, um marco na história da política do país, a criação de câmaras universitárias para discutir os caminhos do Brasil.
Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
23/12/2024
5Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)
Reitor do Centro Universitário UniCarioca
16/12/2024
4Educador, Diretor-Geral da Faculdade do Comércio de SP e membro do Conselho Estadual de Educação de SP
12/12/2024
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