• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Visionários da Educação

Gabriel Mario Rodrigues

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

21/06/2016 04:51:27

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues Presidente do Conselho de Administração da ABMES ***
Colombo era um grande visionário que empreendeu uma viagem de meses na esperança de encontrar uma nova rota às Índias, mesmo que todos achassem isso improvável. Einstein, por registrar teorias à frente de seu tempo sem ter a tecnologia apropriada para testá-las.
Ao falarmos em educação, sempre damos exemplos de nosso meio ou de grandes vultos internacionais. Estamos frequentemente a reboque de outros países que já conseguiram resolver boa parte dos problemas do setor educacional. Assumirmos a responsabilidade pela educação hoje é algo imprescindível, pois já está provado que, se deixarmos a missão apenas na mão do estado, dificilmente conseguiremos atingir os patamares desejáveis. Atualmente, os rankings constantemente publicados, com avaliações em todos os níveis e graus, nos mostram que, apesar das diferenças nas estruturas, na composição curricular, podemos fazer comparações entre os índices de produtividade alcançados por cada país e também o quanto investem em educação. E aí começa a reflexão, pois, em termos de investimentos, até que o Brasil despende bastante com educação. Todavia, o que acontece com esses investimentos é o grande problema. Ninguém controla. Temos uma máquina pública velha, com costumes arcaicos, com pessoal despreparado e já fora de sua época orientando os destinos da educação. Não temos um projeto para o futuro. Tudo funciona aos pedaços e sem foco. E o que acontece? Educadores verdadeiramente compromissados e preocupados fazem planos, investem em programas de treinamento, reúnem secretários, professores e tentam de todas as formas incentivar para que haja mudanças na gestão, na organização e nas metodologias do que se está ensinando. Mas, apesar de tudo isso, a educação segue apresentando sérias deficiências e não consegue se aprimorar, até mesmo nos estados considerados mais ricos. Exemplo disso hoje está na polêmica na Base Curricular Nacional comum que ainda encontra resistências para ser aprovada e, pelo andar da carruagem, vai demorar muito para se tornar realidade. A propósito, me vem à mente o episódio que é atribuído a Bill Gates em que ele foi convidado a falar para adolescentes em uma escola. Sabemos como foi a vida escolar de Gates, suas dificuldades e como conseguiu superar tudo isso. Essas 11 regras a ele atribuídas dizem bem e servem de corolário ao que pretendemos dizer como arautos da educação. Conta-se que Bill Gates chegou à escola em seu helicóptero, tirou do bolso um papel e o leu para os alunos em menos de cinco minutos; pegou seu helicóptero e foi embora, pois seu recado já fôra dado. E o que ele disse:
  1. A vida não é fácil — acostume-se com isso.
  2. O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
  3. Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da faculdade. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e motorista à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e ter feitos algumas barbeiragens.
  4. Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
  5. Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
  6. Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
  7. Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
  8. Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA! Faça certo da primeira vez!
  9. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
  10. Balada NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
  11. Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). “Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.”
Eis um exemplo de um  visionário extraordinariamente preocupado com a formação da juventude e que deu seu recado, provavelmente inspirado em sua própria história. Outro fato interessante de Bill Gates foi a declaração sobre seu professor preferido: Salman Khan, idealizador e professor da ONG Khan Academy. Este é mais um sonhador que tem tido sucesso e está mobilizando milhares de alunos e professores com sua inovação. Criado em setembro de 2006, o canal de Khan foi elogiado por Bill Gates, cujos filhos eram visitantes assíduos do acervo com mais de 3 mil videoaulas disponíveis. A maior parte do material é focada em exatas (matemática, finanças, física e química), mas há tópicos da área de humanas, como história e arte, entre outras disciplinas. Atualmente, os conteúdos são oferecidos até em português, graças à Fundação Jorge Lemman, criada pelo maior empresário brasileiro que lhe dá o nome, também outro visionário que testemunha que a Educação é base para tudo. Lemman é preocupado com a formação de talentos e tem desenvolvido um número expressivo de ações concretas para promover a educação em todos os níveis aos nossos estudantes (até pós-graduação no exterior). No Brasil existem outras iniciativas particulares promovendo a educação básica, como Fundação Ayrton Senna, Todos pela Educação, Fundação Estudar, Parceiros da Educação, Fundação Bradesco e Fundação Pitágoras. É certo que há também algumas ONGs com este mesmo objetivo de apoiar a educação. Mas atividades com este objetivo ainda são poucas e insuficientes para promover a educação brasileira tal como é necessário. Precisamos de muito mais! Para sairmos do entrave atual, é imprescindível que outros vencedores em suas áreas de negócios colaborem com iniciativas que visem impulsionar a educação em nosso país. Em todos os níveis e graus. Quem se candidata a ser mais um visionário para salvar a Educação Brasileira?  

21/06/2016

RAULINO TRAMONTIN

Excelente artigo Prof. Gabriel! Precisamos sim de novos mensageiros e novos desbravadores com coragem para mudar, sair do lugar comum e se aventurar, por que educaçao é uma aventura.O exemplo citado deveria ser divulgado para que todos pudessem ler e refletir o que um homem que teve dificuldades na escola basica se tornou depois um genio na computaçao. Artigos como esse merecem aplausos e grande divulgaçao. Cumprimentos pela clareza e oportunidade das colocações. Eu queria que outros com tua experiencia fizessem o mesmo!

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020