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Melhoria na educação requer investimentos

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

27/06/2016 04:51:15

Janguiê DinizJanguiê Diniz Diretor presidente da ABMES Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional janguie@sereducacional.com *** Já se tornou lugar comum os relatos sobre a precariedade da educação como um dos principais problemas do Brasil. Esta opinião não se refere apenas a determinadas regiões, mas ao país como um todo. De fato, o sistema educacional brasileiro não tem sido capaz de preparar os jovens e, muitos, ainda tem dificuldade para compreender textos simples, executar cálculos aritméticos básicos e outras ações que deveriam ser feitas pelas escolas fundamentais. A educação é um dos setores fundamentais, em qualquer nação, para se elevar as competências técnicas de diversas áreas que podem ajudar a diversificar a economia e a desenvolver o país. Por várias vezes, já citei que investir em educação é a única forma de tornar o Brasil um país desenvolvido. Sem educação é impossível manter uma economia em pleno desenvolvimento. A educação é o ponto principal de qualquer construção do futuro. Podemos citar as mudanças da Finlândia, Coreia e Espanha como bons exemplos de uma transformação no cenário econômico mundial ao longo das últimas décadas, um investimento maciço em educação. Os três países colocaram em prática uma série de novas diretrizes de políticas educacionais contínuas – que significa dizer que mesmo com as mudanças no governo, a promessa de mantê-las não mudou. Todos executaram reformas nas leis educacionais e ampliaram o tempo de permanência na sala de aula, optando e incentivando o ensino integral. Como resultado, todos apresentam um ininterrupto aumento no índice de desenvolvimento social. A necessidade de alcançarmos uma educação de qualidade para todos é consenso entre a sociedade brasileira. Entretanto, para que isso aconteça, a educação tem de ser prioridade não apenas nos discursos de políticos durante suas campanhas. É preciso investir em todas as áreas da educação, desde a educação infantil aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorados. No entanto, para garantir uma educação com padrão mínimo de qualidade, o Brasil precisa aumentar, em até três vezes, o valor investido atualmente por aluno na rede pública de ensino. Esse cálculo significa R$ 37 bilhões a mais no sistema educacional público, que atende 40,7 milhões de matrículas. Esse investimento foi calculado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e corresponde ao Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), um parâmetro criado pela própria organização e que foi incorporado ao Plano Nacional de Educação (PNE). O CAQi define quanto cada aluno precisa para ter acesso a uma educação com um padrão mínimo de qualidade, incluindo recursos para infraestrutura, materiais e equipamentos, além do salário dos professores. O relatório revelou, também, que além das matrículas existentes, o Brasil ainda precisa incluir 2,8 milhões de crianças e jovens na escola e isso custará mais R$ 13 bilhões iniciais para garantir a infraestrututra e R$ 13 bilhões a mais por ano para manter esses alunos nas escolas. Entre as faixas que precisam de maior atenção estão as creches, que hoje recebem o investimento de apenas R$ 3,3 mil por aluno ao ano e deveriam ter um investimento em torno de R$ 10 mil. Uma das metas do PNE é o aumento do investimento do PIB na educação, entretanto, é preciso ficar atentos que, por vezes, o problema não é a falta de investimento, mas sim como esse recurso é investido. É preciso direcionar o investimento para onde mais se necessita, investindo onde está a raiz da desigualdade, que é a educação pré-primária e primária. Se compararmos a educação brasileira hoje com a de 30 anos atrás, podemos dizer que os índices melhoraram. No entanto, se pensarmos no que se exige da educação hoje, estamos piores. As exigências educacionais crescem rapidamente e a educação brasileira não tem acompanhado esse desenvolvimento. Se há 30 anos não havia escolas suficientes para todas as crianças, hoje temos as escolas, mas em estruturas deficientes. A Finlândia pode, e deve, ser tomada como exemplo para o Brasil. O país chamou a atenção não apenas pelo resultado, mas por apresentar um modelo diferente dos outros líderes do ranking, China e Coreia do Sul. A transformação do sistema educacional finlandês começou na década de 70, quando foi criado o sistema de ensino obrigatório de nove anos e um currículo nacional visando igualar as oportunidades de acesso e a qualidade da educação. Mudar a educação brasileira não é uma tarefa fácil e rápida. O mais importante é entendermos que as melhorias na educação exigem muito planejamento e tempo, além de empenho. Ter educação de qualidade e acessível é o primeiro passo para garantir o desenvolvimento do país. Uma população bem instruída conhece os seus direitos e deveres, e o resultado é um país igualitário e desenvolvido.  

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