• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O mundo nunca mais será o mesmo

Gabriel Mario Rodrigues

Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)

05/09/2017 04:57:46

Gabriel Mario Rodrigues2Gabriel Mario Rodrigues Presidente do Conselho de Administração da ABMES ***
Se o mundo é único e feito para nele vivermos, quem está por de trás desta extraordinária criação: nós ou nosso cérebro? Nosso cérebro não só interpreta o mundo, mas o cria. Tudo o que vemos, tocamos, saboreamos e cheiramos não seria aprendido sem o cérebro. Só que há um detalhe: quem manda nele somos nós. Daí a importância da criatividade. (Deepak Chopra) (1)
“Obrigado pelo atraso” é um espetacular livro que estou lendo, de Thomas. L. Friedmam - Editora Objetiva (2), que trata do futuro da economia, da tecnologia e da ecologia. O autor cita claramente que, devido a todas estas transformações, vamos precisar ensinar de maneira diferente nossos filhos, os jovens e todos que quiserem aprender para que vençam os desafios dos novos tempos. A velocidade da mudança é exponencial, como nos lembra Gordon More, cofundador da Intel. Ele disse, em 1975, que a capacidade de processamento de dados, devido ao aumento da potência dos microchips, dobraria a cada ano (depois corrigida para dois anos). Para ilustrar, ele conta a história do soberano que desejou premiar o inventor do jogo de xadrez dizendo que lhe daria os maiores tesouros que desejasse. O inventor logo disse que queria apenas arroz suficiente para alimentar sua família. Como promessa é dívida, disse o rei, fale que quantidade quer. Então, o jovem pediu ao rei que colocasse um grão de arroz no primeiro quadrado do tabuleiro, dois no segundo, quatro no terceiro, dezesseis no quarto e assim por diante. O rei concordou e ficou surpreendido que, ao dobrar sucessivamente 63 vezes, a resultante desta brincadeira deu algo em torno de 18 quintilhões de grãos de arroz. Em termos didáticos, esta é a força da exponenciabilidade, que é o que está acontecendo hoje no mundo e que muda a forma de vivermos, pensarmos, relacionarmos e interagirmos. Por esta razão, apresento para reflexão aspectos apresentados durante evento de três dias sobre o futuro dos negócios, da tecnologia e da humanidade, realizado entre 13 e 15 de agosto deste ano, em São Francisco (Califórnia/EUA), o Singularity University Global Summit 2017. A síntese foi enviada por Rafael Priklandnicki, representante do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS). Resumo do primeiro dia:
  1. São 1.600 participantes do mundo inteiro. 70% são estrangeiros. A maior delegação é do Brasil.
  2. Em 2030, mil dólares vão comprar poder computacional equivalente ao cérebro humano. Em 2050, mil dólares vão comprar poder computacional equivalente a todos os cérebros humanos juntos.
  3. Em 2010, 1.8 bilhões de pessoas estavam conectadas à internet. Em 2017, são 3 bi. Entre 2022 e 2025, será o mundo inteiro. Com mais conexões, mais oportunidades, mais gênios.
  4. As próximas duas décadas serão diferentes de qualquer coisa que vivemos nos últimos cem anos.
  5. Podemos prever empregos que serão absorvidos pela tecnologia, mas não podemos prever quais empregos vão surgir a partir da tecnologia. A dificuldade é a velocidade com que isso está acontecendo.
  6. 130 milhões de pessoas no mundo estão satisfeitas com o seu trabalho. Parece muito, mas em termos mundiais é nada.
  7. Veículos elétricos com 90% menos partes móveis do que os atuais.
  8. Na China, todos os táxis serão elétricos até 2020.
  9. O custo de um carro elétrico vai reduzir drasticamente nos próximos 5 anos. Razões: demanda e abundância.
  10. Esqueçam os wearables. Estamos entrando na era dos insideables.
Resumo do segundo dia:
  1. Human life is a software engineering problem (A vida humana é um problema de engenharia de software, em tradução livre).
  2. As ferramentas do nosso tempo: big data e machine learning.
  3. 3 bilhões de pessoas vivem com menos de 2,5 dólares por dia. 80% da humanidade vive com menos de 10 dólares por dia.
  4. 90% dos enfermeiros que usam o assistente de saúde digital Watson, da IBM, seguem as recomendações do programa.
  5. Automação e inteligência artificial criarão empregos. Posso tornar qualquer coisa inteligente usando inteligência artificial e ganhar dinheiro com isso. Estados Unidos é o país mais automatizado do mundo e não perdeu emprego com isso.
  6. No futuro, teremos muito mais máquinas do que humanos.
  7. Ensinamos da mesma forma há cem anos. O sistema educacional é resistente a uma mudança disruptiva. Que tal just in time education (educação em tempo real, em tradução livre)?
  8. Nossas premissas sobre o mundo podem limitar nosso pensamento. E isso faz toda a diferença.
  9. Organizações não mudam até que todas as pessoas mudem.
  10. Líderes exponenciais não tentam mudar o mundo. Eles tentam mudar a si mesmos.
Resumo do terceiro e último dia:
  1. Em 2020, 85% das interações com clientes será através de máquinas. E essa será uma das formas de se diferenciar dos concorrentes.
  2. 75% dos millennials consideram a comunicação através de mensagens de texto uma opção de relacionamento com o cliente e têm duas vezes mais chance de se manter fiéis a empresas que oferecerem essa forma de comunicação com eles.
  3. 30% dos millennials não possuem o ícone do telefone na tela principal dos seus smartphones.
  4. Empresas já produzem carne de frango e de gado sem matar nenhum animal, apenas a partir da célula animal.
  5. 20% de todas as buscas em dispositivos móveis já são feitas por voz.
  6. Veículos e objetos autônomos vão mudar as cidades profundamente.
  7. Criatividade, empatia e coragem são as habilidades do futuro.
  8. As instituições de ensino que existem hoje, em sua maioria, foram criadas com pressupostos de 60 anos atrás. O ensino médio é a chave para mudar todo o sistema educacional.
  9. O principal problema da educação é cultural. Há cem anos é igual. Muitos falam em customizar ensino para crianças, mas a chave é customizar ensino também para os professores. Um a um. Até a mudança ocorrer.
  10. O futuro da educação é learning by doing (aprender fazendo, em tradução livre).
  11. Vamos mudar a lógica de "vender carros" para "vender serviços de mobilidade".
  12. O mundo hoje está fazendo a transição da era industrial para a digital da mesma forma que anos atrás fazia da era agrícola para a industrial. Mas MUITO mais rápido.
  13. Existem 2.6 bilhões de smartphones no mundo. E 9 vezes mais dados somente nos últimos DOIS anos.
  14. As pessoas vão aprender dentro de uma lógica de "nano-learning", e não de um longo investimento em educação para usar somente um percentual mínimo daquilo que se aprende. Todos terão um portfólio de trabalho que será nano-desenvolvido.
  15. Os maiores problemas do mundo são também as maiores oportunidades de negócio.
  16. Robôs serão considerados uma opção de força de trabalho, assim como hoje consideramos funcionários, terceirizados e freelances. Simples assim.
  17. Ser exponencial é atualizar e se atualizar de tudo constantemente.
  18. O Vale do Silício tem uma palavra para descrever fracasso. Se chama “experiência”.
  19. Hoje existe abundância de capital, conhecimento, habilidades e tecnologia. Não há desculpa para não fazer as coisas. Não há limites. A única limitação é a nossa convicção e o comprometimento de simplesmente ir e fazer.
  20. Em poucos anos, todos trabalharão para aprender, ao invés de aprender para trabalhar.
É uma avalanche de informações que está mudando tudo e vai transformar radicalmente a nossa atividade. Quem viver verá. (1) Deepak Chopra é um médico indiano, mas que mora nos Estados Unidos. É formado em medicina pela Universidade de Nova Deli e também é conhecido como escritor e professor de Ayurveda, espiritualidade e medicina corpo-mente. (2) Um guia para o século XXI, escrito por um de seus observadores mais sagazes. Nossa vida está sendo transformada em tantos aspectos e de forma tão rápida que ficamos desnorteados. Em Obrigado pelo atraso, Thomas L. Friedman discute os grandes movimentos que estão redefinindo o mundo. Segundo o autor, para entender o século XXI é preciso entender que as três maiores forças do planeta — a tecnologia, a globalização e as alterações climáticas — mudam numa velocidade muito alta e de forma simultânea. Com otimismo, Friedman mostra que podemos superar os múltiplos estresses dessa nova era se diminuirmos a marcha, se ousarmos nos atrasar e usarmos esse tempo para reimaginar a sociedade.  

21/09/2017

Bernardo Castello Branco

Caro Professor Gabriel, o primeiro passo para a realização de qualquer coisa acontece na mente, a partir daí tudo se transforma em matéria. Que saibamos usar nossos pensamentos com sabedoria e para o bem comum. E obrigado pelos seus bons ensinamentos! ;-)

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020