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Evolução do Valor das Mensalidades da Graduação Presencial – Brasil

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31/08/2017 04:28:02

Karen Sawa Analista – Estudos de Mercado Graduada em Administração (UDC) *** Considerando o mercado de educação superior privado no Brasil, o número de Instituições de Ensino Superior - IES é elevado quando comparado com outros Países. A partir de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passou a ser permitido o modelo de IES com fins lucrativos. [caption id="attachment_12893" align="aligncenter" width="300"] Número de matrículas no Ensino Superior foi 2,5% maior em relação ao ano anterior[/caption] Observa-se que o número de instituições privadas em 1995 é de 684 e em 2015 totaliza-se 2.069, analisando o período de 20 anos o crescimento foi de 202%, e a média anual (1995-2015) de 5,7%. [caption id="attachment_12894" align="aligncenter" width="300"] Fonte: Hoper Educação com dados do MEC/Inep – Censo 2015[/caption] No momento em que as Instituições de Ensino Superior dispõem de um alinhamento com a prática de valores de mensalidade, ou seja, a qualidade da prestação da atividade fim condiz com a mensalidade praticada pelo mercado, o posicionamento é consolidado. Para tal, é necessário a realização de um Diagnóstico Mercadológico, o que envolve, por exemplo:
  1. Conhecer o valor da mensalidade praticada pelos concorrentes diretos, aqueles que atuam na mesma região de captação de alunos;
  2. Avaliar a representatividade no mercado que está inserido (market share);
  3. Compreender a aceitação da marca da IES, entre outras análises.
DIFERENCIAL ANALÍTICO – AMPLA COLETA DE DADOS Para tanto, a Hoper Educação realiza desde 2000, uma abrangente pesquisa de mensalidades da graduação presencial no Brasil. Todos os anos, são coletadas informações de 19.000 cursos em média, envolvendo todos os estados brasileiros. Esta pesquisa é referência na análise da evolução destes valores e práticas adotadas pelo mercado, investigando o movimento de ticket médio das IES no Brasil e permitindo composição de cenários e análises estratégicas. O gráfico a seguir mostra a evolução do valor das mensalidades (clique na imagem para ampliar): Como é possível observar, a evolução do valor das mensalidades da graduação presencial na educação superior privada brasileira, de maneira geral, sofre alterações que condizem com a realidade econômica e social do País. Considerando o menor valor (R$676,48) da série em 2010, é explícito o momento de concorrência acirrada em relação ao valor de mensalidade para maior captação de alunos. Já nos anos seguintes, houve aumento da referência, chegando ao ápice em 2015, atingindo o valor mediano de R$ 824,08, movimento este impactado pela facilidade de inserção ao FIES, assim muitas IES viram uma oportunidade de desenvolvimento e expansão. Na fase de pesquisa de mensalidade primária Hoper, este cenário ficou evidente, o atendimento ao cliente pelos canais de comunicação das IES enfatizava o acesso ao ensino superior presencial a partir do FIES, sem muitos critérios ou restrições. Observa-se no cenário atual que o mercado sofre com a queda no valor de mensalidade, em torno de 3%, entre 2016 e 2017, queda está impactada pelas restrições ao FIES, pela crise econômica e política que o Brasil está enfrentando. A estimativa da Hoper é que a retomada efetiva aconteça após 2018 e que a competitividade entre as IES seja alta, particularmente entre os grandes grupos consolidadores.  

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

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Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

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