Lioudmila Batourina
Consultora de parceria internacional da ABMES
lioudmila@abmes.org.br
***
É verdade que as instituições de educação superior particulares são famosas por oferecer programas inovadores únicos que favoreçam a empregabilidade. No entanto, hoje, o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente. As diversas graduações continuam evoluindo e crescendo. Isso leva ao redesenho de programas e de módulos para poder se manter à frente da curva de demanda.
Nesse contexto, as inovações abordam tópicos fora das atividades acadêmicas e também sobre como garantir que os alunos tenham sucesso após a formatura, certificando-se de que os estudantes tenham habilidades para estarem prontos para trabalhar. Esse cuidado é importante porque as relações entre educação e emprego estão se tornando cada vez mais próximas.
Por exemplo, a Universidade Drexel, na Filadélfia (EUA), possui um novo mestrado para o outono de 2017 (no Hemisfério Norte, essa estação do ano ocorre entre setembro e dezembro): Gestão de Qualidade, Segurança e Risco em Cuidados de Saúde. O curso recém-criado foi resultado de dezenas de entrevistas com enfermeiros, administradores de hospitais e executivos de seguros sobre os conjuntos de habilidades e o conhecimento que eles precisavam para o exercício das atividades cotidianas, mas não conseguiam alcançar. Obviamente, as credenciais nesses campos garantirão os empregos para trabalhadores de meia-idade e mais velhos que atualizarem seus currículos.
Já é tradição que revistas mundiais especializadas em Educação publiquem as novas tendências em diversos cursos universitários. Recentemente, o jornal on-line norte-americano Inside HigherEd divulgou uma lista das universidades com novos cursos, muitos dos quais ninguém poderia imaginar até poucos anos atrás.
Alguns exemplos:
- Azusa Pacific University –mestrado em artes com foco em estudos empresariais de música.
- Cedarville University – programa de certificação em espanhol para cuidados de saúde.
- Loyola University New Orleans –bacharel em artes com foco em estudos de alimentos.
- Pennsylvania State University –bacharel em ciências com foco em análises e operações de segurança cibernética.
- Randolph College –M.F.A. em escrita criativa.
- University of Houston Downtown – bacharelado em ciências com foco em ciência dos dados.
- University of Iowa – curso de graduação em neurociência.
- University of Michigan at Flint – programa de doutorado em anestesia para enfermeiros.
- University of North Carolina at Wilmington – dois programas on-line: mestrado em finanças e gestão de investimentos e mestrado em análise de negócios.




