• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

O bê-á-bá das universidades

Notícias na Mídia

15/12/2010 05:00:22

Luciene Leszczynski
Revista Ensino Superior - Edição 146
***
Até 2013, as universidades que quiserem manter o status acadêmico, e a autonomia, deverão ter pelo menos três cursos de mestrado e um de doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Já a partir de 2016, passarão a ser quatro os mestrados e dois doutorados que uma universidade deverá manter. O mesmo vale para os centros universitários e faculdades que desejarem atingir tal status. A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que definiu este e outros critérios para o credenciamento e recredenciamento de universidades foi homologada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no início de outubro. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, o estado paulista tem o maior número de universidades sem o novo nível mínimo obrigatório de pesquisa. São 24, todas particulares. No Sudeste, 43 das 80 universidades terão de se adaptar para não perder o título. De acordo com o presidente da Câmara de Ensino Superior do CNE, Paulo Speller, o regulamento induz à diversidade de categorias de instituições de ensino garantindo a qualidade do status ao qual se propõem. "No Brasil, todo mundo quer ser universidade, como se isso garantisse uma melhor qualidade da educação", comenta o conselheiro, referindo que existem centros de ensino superior e faculdades excelentes que não precisam se dizer universidade para serem bem conceituadas.Ele salienta que para ser universidade é preciso ter uma base acadêmica considerável, por isso as exigências do corpo docente qualificado estão justificadas. Ao MEC caberá verificar a qualidade do projeto institucional da aspirante à universidade e as condições de implantação. Já a avaliação, que será feita in loco, estará sob a responsabilidade do Inep. A análise do processo passará ainda pelo crivo do CNE, o qual estabeleceu 16 parâmetros, como trajetória institucional e evolução nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; produção sistemática e contínua do conhecimento; institucionalização de programas de extensão e para o aprimoramento da graduação e da pós-graduação stricto sensu; programas de iniciação científica, profissional, tecnológica ou à docência orientados por professores doutores ou mestres do quadro permanente da instituição; entre outras ações, para então autorizar a nova universidade.
O que é preciso para se tornar uma universidade 
As futuras universidades deverão ter quatro cursos de mestrado e dois doutorados; 1/3 do corpo docente com titulação de mestre ou doutor; 1/3 do corpo docente em regime de tempo integral; nota 4 ou mais no Conceito Institucional (CI) e no Índice Geral de Cursos (IGC); 60% dos cursos de graduação reconhecidos ou em processo de reconhecimento; PDI e Estatuto compatíveis com a categoria de universidade; e não ter sofrido, nos últimos cinco anos, penalidades de que trata o § 1º do art. 46 da Lei nº 9.394/1996, regulamentado pelo art. 52 do Decreto nº 5.773/2006.
 

Entre a Sustentabilidade e a Realidade: O Que as IES Precisarão Enfrentar em 2026

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

10/12/2025

6 

2025: um ano para ficar na história do Brasil Educação

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

08/12/2025

2 

Pesquisa para todos: por que o PIBIC não pode excluir a EAD

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

01/12/2025

2 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020