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- Oferecer em uma única interface o melhor da produção acadêmica da IES, proporcionando à comunidade científica material digital produzido localmente.
- Possuir alto desempenho, agilidade e produtividade para atender em tempo hábil às solicitações científicas e administrativas determinadas pelo MEC na Resolução de dezembro de 2017 e respectivos Instrumentos de Avaliação do INEP para repositórios institucionais científicos e acadêmicos. http://inep.gov.br/instrumentos
- Ser mais que uma ferramenta de armazenamento. É necessário estar adequada e adaptada para receber materiais digitais e promover estudos gráficos e bibliotemétricos que ajudem e auxiliem o gestor e o pesquisador em sua tomada de decisão.
- Possuir uma interface intuitiva e limpa, com fácil visualização e leitura das informações apresentadas durante a navegação.
- Navegar via lista de autores permitindo aos pesquisadores ter acesso rápido à produção institucional e científica em qualquer nível de controle de autoridade: autor, coautor, orientador, normalizador, coorientador, entre outros.
- Permitir buscas específicas que facilitam e valorizam o entendimento do avaliador do MEC durante as visitas de verificação na IES.
- Utilizar algoritmos modernos, tais como “ferramentas de descoberta”, capazes de gerar interrelações robustas a partir do uso do repositório.
- Estar integrado à busca indexada do Google. Este serviço de indexação automática de campos como título, subtítulos, autoridades, palavras chave etc. envia os termos indexados pela IES diretamente para o Google. Assim, um termo que foi pesquisado na internet e tiver sido indexado no RI da IES aparecerá nos resultados de busca da ferramenta. Como consequência, a IES elevará seu posicionamento da página da instituição no Google, independente de impulsionamentos pagos, potencializando a visualização da IES pelo público em geral.
- Estar integrado ao Google Analytics para utilização de informações geoestratégicas de acesso ao sistema no Brasil e no mundo.
- Disponibilizar, no painel de gestão do Repositório, indicadores que permitam aos gestores, por meio de dados do Google Analytics, direcionar ações de marketing institucional e de captação de alunos de acordo com o público identificado, localidades de concentração, perfil socioeconômico e outros indicadores disponíveis. Como solução de mídia podemos dizer se assemelha às mais modernas metodologias de mídia digital atualmente utilizadas como, por exemplo, Data Mining, Big Data, Social Listening e Pesquisa Gamificação.
- Ter em mente que uma plataforma RI é um instrumento de produção, uso e controle das informações geradas na IES e, para o caso da contratação desse serviço, deve ser observado se há uma equipe disponível e dedicada composta de desenvolvedores, pesquisadores e bibliotecários especializados, responsáveis pela pesquisa, manutenção e atualização técnica da ferramenta que será apresentada às Comissões de Avaliação do MEC.
- Contratar uma empresa especializada que possua um bom RI desenvolvido, implantado e em funcionamento em outras IES, com uma equipe de bibliotecários e profissionais de TI bem preparados e alinhados com as constantes atualizações exigidas pelo MEC, ou
- Planejar, desenvolver e implantar internamente, com sua própria equipe de TI, de biblioteca, de secretaria acadêmica, coordenadores de curso e demais colaboradores, assumindo todos os custos diretos e indiretos de horas de trabalho destinadas a este desenvolvimento, assim como manter um comitê para fazer todas as atualizações de processos e tecnologia.