- Envolve o alinhamento da estratégia da IES aos processos internos. O desafio desta etapa é priorizar e garantir o vínculo entre as diretrizes estratégicas e a rotina do dia-a-dia.
- Análise. Tem por objetivo entender o contexto da IES, a situação atual (AS-IS) do processo em análise. Algumas perguntas para nortear esta fase são: Qual o objetivo do processo? Quais as saídas (outputs) e entradas (inputs)? Quem são os clientes? Quais os gargalos e dificuldades?
- É o momento para se definir o novo cenário (TO-BE) do processo. São desenvolvidas soluções para os problemas identificados na fase anterior. Nesta etapa são definidos: objetivo; fluxo das atividades; detalhamento das atividades; matriz de responsabilidades; regras de negócio e indicadores.
- Implementação. É o momento de se executar o que foi planejado na fase de desenho. Algumas ações desta fase são: desenvolvimento ou mudanças em sistemas integrados de gestão e em outras tecnologias, desenvolvimento de mecanismos automatizados de regras de negócio.
- Monitoramento e Controle. Envolve gerenciar o desempenho do processo para que eventuais desvios possam ser corrigidos.
- Refinamento. Nesta etapa são ajustados os desvios encontrados na fase anterior.