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Gestão educacional de sucesso em cinco passos

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13/03/2020 06:42:08

Natasha Monteiro Diretora de B2B na Quero Educação, com experiência de 15 anos nas áreas de Marketing, Internet e Comercial *** Estar à frente de uma instituição de ensino (IE) envolve diferentes tipos de desafios. Realizar uma gestão educacional de sucesso exige processos de trabalho definidos e eficientes. Dessa forma, os resultados tornam-se a consequência do trabalho cotidiano. Pensando nisso, reunimos neste blogpost um guia de práticas e ferramentas em cinco passos. Sendo assim, prepare-se para uma leitura simples e didática. Aproveite para avaliar como anda a gestão da sua instituição. Vamos lá? A importância da gestão gestão educacional para uma instituição A gestão educacional se divide em algumas frentes de trabalho: administrativa, financeira, pedagógica e de processos. Cabe ao gestor alinhar todas essas frentes para fortalecer a marca e gerar resultados. Nesse sentido, a gestão educacional é o “coração” da instituição de ensino. É ela a responsável por alinhar todas as equipes e manter os alunos satisfeitos. Além disso, a gestão é responsável por analisar contextos e traçar metas. E então, quais são os cinco passos para uma gestão de sucesso? A gestão educacional de sucesso está ligada a efetividade dos processos de outros tipos de gestão. São elas:
  • Gestão financeira;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão de relacionamento (atendimento);
  • Gestão de processos;
  • Gestão de comunicação.
Basicamente, práticas estratégicas nessas áreas garantem a excelência de uma instituição de ensino. O sucesso envolve a satisfação da sua equipe, dos alunos, o retorno financeiro e a força da marca. Agora, vamos entender como desenvolver melhor cada um desses pontos. 1) Gestão financeira na instituição de ensino Se a gestão educacional é o “coração’’ da sua instituição, a gestão financeira representa as pernas. Afinal, são as finanças que sustentam sua IE e a fazem caminhar para a frente. Para manter uma gestão financeira eficiente, trabalhe os seguintes pontos: Organização: mantenha o fluxo de caixa organizado e registre todos os prazos, valores e recursos da instituição. A organização é um valor que precisa ser parte da cultura da empresa. As práticas de rotina do setor financeiro precisam ser organizadas; Clareza nas metas e tarefas: seja claro e faça metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, certifique-se de que está sendo compreendido ao liderar e delegar tarefas; Precificação: precificação é estratégia. Considere suas metas, o mercado, a concorrência, o cenário econômico e o perfil do aluno. Seja analítico com os preços; Mantenha a inadimplência sob controle: encare a questão e busque soluções. Conte com a ajuda das estratégias e ferramentas da inteligência educacional para isso. 2) Gestão de pessoas: o desafio de ser um líder A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da instituição. Afinal, equipe satisfeita produz mais e melhor. A responsabilidade do gestor é inspirar, motivar, mediar e até solucionar conflitos. Conheça três habilidades essenciais para isso: Empatia: colocar-se no lugar do outro. Conheça e entenda as dores da sua equipe e saiba ouvir com atenção; Comunicação eficaz: comunique-se com clareza e estimule isso como prática de trabalho. Promova a autonomia para a equipe sugerir ideias e soluções. Faça feedbacks individuais, coletivos e autoavaliações frequentes; Trabalho em equipe: o sucesso da gestão educacional é fruto do trabalho em equipe. Sendo assim, você precisa conhecê-la bem até para saber recrutar colaboradores. Escolher e gerenciar pessoas é um dos maiores desafios da gestão. 3) Gestão de relacionamento: como é o atendimento da sua IE? A gestão de relacionamento é o seu atendimento ao aluno. Conheça o perfil do seu aluno e proporcione a melhor experiência para ele. Otimize os processos de atendimento, busque ferramentas e treine sua equipe. O atendimento é um diferencial competitivo da sua instituição. Assim sendo, faça avaliações constantes e ouça o feedback dos estudantes. 4) Gestão de processos na instituição de ensino A gestão de processos é o que sustenta o projeto educacional da instituição. Essa é a área que organiza e registra os procedimentos de trabalho. Além disso, ela visa oferecer ferramentas que melhorem o desempenho de sua equipe. Conheça três pilares essenciais da gestão de processos eficiente: CRM (Customer Relationship Management): é a gestão de relacionamento com o cliente. Tanto os processos internos quanto externos precisam visar a experiência do aluno. Sendo assim, o CRM deve dialogar principalmente com o marketing e o atendimento; Sistemas de CRM: para organizar as estratégias, você precisa optar por softwares assertivos e dinâmicos. Os sistemas de CRM otimizam tempo e trabalho. Além disso, é uma ferramenta precisa para: planejar campanhas, segmentar perfis, mensurar resultados e melhorar a captação; Inteligência educacional: visa desenvolver ou adaptar métodos, tecnologias e ferramentas para sua IE. É a base para trabalhar dados de acordo com a sua realidade e ter resultados precisos. 5) Gestão de comunicação Nos últimos anos a tecnologia e a globalização revolucionaram as formas de comunicar. Apesar disso, antes da inovação é fundamental que sua comunicação seja funcional. O gestor deve manter um olhar atento e atualizado para a comunicação. Fortaleça sua comunicação sob três frentes: internamente, com seu aluno e em suas campanhas de marketing. A gestão de comunicação está associada à gestão de pessoas. Sendo assim, escolha bem o que e como comunicar. Entenda algumas prioridades da gestão de comunicação:
  • Empatia;
  • Liderança;
  • Dinamismo e otimização nos procedimentos;
  • Ferramentas tecnológicas facilitadoras;
  • Planejamento e estratégias de marketing.
Conclusão A gestão educacional é um conjunto de práticas estratégicas que fazem a IE funcionar e crescer. Nesse sentido, um gestor que traz resultados é um gestor que planeja, implementa e sabe liderar. Na gestão educacional, alguns pilares são essenciais para que isso aconteça. São eles: gestão financeira; gestão de pessoas; gestão de relacionamento (atendimento); gestão de processos e gestão de comunicação. Trabalhar estas expertises de maneira integrada possibilita o alinhamento de sua equipe. Afinal, um gestor concentra responsabilidades, mas não trabalha sozinho. Se você busca excelência para competir no mercado educacional, invista na gestão. Dessa forma, a eficiência da gestão pode ser um diferencial da sua IE no mercado.  

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