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“A chave para uma boa decisão não é conhecimento. É entendimento. Nós estamos nadando no primeiro. E estamos desesperadamente em falta do segundo” Malcolm Gladwell - BlinkDesde que o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, novos modelos de trabalho foram implementados a toque de caixa. De repente, a rotina no escritório, as reuniões de brainstorm, encontros, eventos, cursos e datas comemorativas precisaram ser adaptados, ou até mesmo cancelados. Um caos. No universo da comunicação, uma corrida desenfreada por produção de conteúdo foi rapidamente iniciada. Diversas empresas acreditaram que precisavam falar sobre tudo, entrando em temas que não são sua especialidade, sem estratégia, seguindo ondas para aparecer no mundo digital, que agora é, de fato, um espaço cada vez mais disputado por todos. Passados quase dois meses do “susto” inicial, proponho aqui uma reflexão: faz sentido apostar nesse tipo de comunicação? Adaptação e inovação são grandes lições que esse período deixará para todos, sem dúvidas. E, na comunicação, temos outra que considero tão importante quanto: manter o foco no seu público. Na ABMES adotamos esta ideia. Poderíamos optar por fazer textos, postagens em redes sociais e vídeos sobre números de contaminados, dicas de saúde, de prevenção ou de limpeza. Tudo isso é realmente relevante, mas muita gente já estava falando (e falando bem) sobre esse tema. Nosso conteúdo poderia ser mais um entre tantos. Por que entraríamos nesse campo? Ou melhor, para quê? Com qual propósito? Nesse sentido, a estratégia escolhida foi focarmos no nosso alvo: a educação superior. Centenas de normas e leis foram publicadas, foi iniciada uma discussão nacional sobre mensalidades escolares, bem como sobre plataformas, novos modelos educacionais, entre outros temas que são de extrema relevância para nosso público. E foi nisso que nos concentramos. Em nossa especialidade. Esclarecimento de dúvidas, pesquisas de cenário, análises, consultorias jurídicas e acadêmicas, divulgação de informações de órgãos como o MEC, CNE e Capes. Tudo isso e muito mais está sendo feito com excelência pela ABMES porque optamos por focar no nosso propósito de contribuir para uma educação superior mais forte e inclusiva. Mesmo que a quarentena ainda não tenha acabado, e não exista previsão para isso, nossos números e feedbacks já demonstram que fizemos a escolha certa. A ABMES se tornou referência também em informações e orientações sobre os efeitos do novo coronavírus na rotina das instituições de educação superior. Agir estrategicamente é sobre fazer escolhas assertivas que irão coordenar os próximos passos. Foi o que fizemos na ABMES: elencamos as principais necessidades das IES brasileiras, especialmente neste momento, e apostamos nossos recursos nelas. Nem sempre é possível sentar junto, com tempo para amadurecer ideias, debater todos os detalhes, estudar a fundo uma situação e criar um plano de trabalho a longo prazo. Porém, ter clareza das motivações e ter em mente qual é o objetivo, não focando apenas no que os outros estão fazendo, é essencial. Quanto mais consciente é a escolha, maior a chance de a estratégia ser sólida.