19/06/2020
valter stoiani
Caro prof. Gabriel interessante reflexão sua e da Prof. Luciana sobre o futuro do EAD , aprendizagem e ensinagem.
A educação sempre foi tarefa familiar embora não cumprida e delegada às escolas. A ensinagem e aprendizagem, tarefas e propósitos de professores e alunos. Sem dúvida o propósito tanto da educação, quanto do ensino e aprendizagem de conteúdos visam desenvolver uma personalidade ética , verdadeira com competências e habilidades para viver feliz e ser auto-suficiente.
O EAD , é uma via de predominância Professor>aluno des -humanizando a relação e o vínculo emocional. E o presencial insuficiente frente às realidades tecnológicas de conteúdo.
A nosso ver, tentando responder à pergunta do A. Schneider O que deve ser feito então ? Diria que somente a humanização do EAD, poderá , associada com sabedoria ao ensino presencial , humanizar alunos e professores, em um casamento capaz de gerar pessoas competentes , habilidosas e emocionalmente equilibradas.
Sem esta associação inteligente, teremos uma geração de seres humanos robotizados pelas telas e tecnologias.
18/06/2020
Edson Franco
Bom demais. Não está sendo indicada a possibilidade de imprimir como no passado: havia um print e pronto. Grato. Édson Franco, mas quero repetir pelo belo esforço do Gabriel.
17/06/2020
MAria do CArmo FAgundes
Excelente entrevista, quer pela sagacidade das perguntas, quer pela clareza e inteligência com que foram construídas as respostas!
16/06/2020
Marcelo Lopes
Excelente entrevista, perguntas sábias e pertinentes com respostas inteligentes que desencadeiam importantes reflexões. Esse momento exige a lucidez desse artigo. Parabéns!
16/06/2020
WANDY CAVALHEIRO
Excelente entrevista , bastante objetiva e realista.
Muito importante a visão de que o presencial é parceiro do online não são momentos distintos, mas convergentes,
Isto entendido é meio caminha andado.
E o que foi andado, agilizado, antecipado não tem volta.
16/06/2020
ZILDA ALVES
Excelente Artigo.PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS.