“Para proporcionar um ensino excelente, os professores precisam atingir habilidades sofisticadas e serem capazes de avaliar precisamente os pontos fortes e fracos de cada estudante.”[1] “No Japão, a formação não acaba nunca: políticas públicas garantem que os professores ganhem novos conhecimentos até o dia de sua aposentadoria. O modelo nipônico mescla diversos tipos de atividades. Os cursos formais são obrigatórios - cada professor precisa fazer pelo menos um por ano.”[2]Há uma publicação de 2015 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que analisa mais de 450 iniciativas de melhoria do ensino em 34 países com o objetivo de aperfeiçoar seus sistemas educacionais. Embora salientando que não dá simplesmente para copiar o que o outro está fazendo, trata-se de excelente material para inspirar mudanças educacionais. Porém, a melhor lição que podemos tirar é que as nações com melhor desempenho são as mais desenvolvidas no mundo e que isso nunca fez parte da agenda dos nossos governos e nem dos desejos do povo brasileiro. Ele quer sempre ser campeão mundial de futebol, mas nunca almejou chegar à décima posição no mundo em educação. Nosso desafio com o Movimento de Conscientização da Sociedade Brasileira é convencer a todos que só a educação será capaz de desenvolver este país. Sei que é difícil viabilizar a ideia de uma conscientização sem conhecer o que fazem os sistemas educacionais serem mais produtivos do que os outros. E quem nos mostra é a pesquisa “How the world’s best-performing school systems come out on top” (Como os melhores sistemas escolares chegam ao topo). A consultoria americana McKinsey estudou 25 sistemas escolares, incluindo os dez melhores, os analisou e chegou a quatro lições básicas, que distinguem os melhores desempenhos:
- Selecionar as pessoas certas para serem professores;
- Apoiar os professores para serem excelentes profissionais motivadores do sucesso do aluno;
- Não deixar nenhum aluno para traz e estimular a autoestima;
- Assegurar que o sistema esteja apto a proporcionar a melhor educação possível para cada criança.
- Usar de modo eficiente o tempo em sala de aula
- Investir o máximo possível, com bastante critério
- Universalizar de fato a educação
- Preparar gente para um mundo em mudança deve ser o foco
- Garantir escolas com infraestrutura descente
- Cooptar pessoal talentoso para o magistério
- Implantar a meritocracia para a carreira do professor
- Fortalecer o currículo nacional
- Combater o absenteísmo
- Usar mais os recursos da tecnologia
- Trocar informações dentro da rede de ensino
- Acabar com indicação política para diretor
- Impedir que criança vá a escola e não aprenda
- Colaborar deve ser objetivo das empresas e da sociedade
- Mudar o currículo do curso de pedagogia
- Exigir qualidade deve ser meta acompanhada pelos pais
- Ampliar educação técnica e profissional
- Combater a repetência com mais reforço escolar
- Deve haver mais escolas de tempo integral
- Capacitar professores com enfoque na prática
- Combater a deficiência em matemática
- Coibir os desvios de corrupção na educação
- Priorizar o aprendizado em todo o sistema
- Começar a competir a nível mundial
- Enviar brasileiros para estudar no exterior
- Estimular vinda de estudantes estrangeiros
- Acompanhar a vida escolar do filho é obrigação dos pais
- Adotar medidas baseadas somente em evidências
- Traçar metas ambiciosas para a educação
- Se for investir mais, que seja na educação básica
- Responsabilidades de gestores e políticos
- Deveres de casa com mais profundidade
- Aumentar acesso ao ensino superior
- Gestão escolar focada em resultados
- As escolas públicas e o setor privado devem ser parceiros
- Mais estímulos do governo para a iniciativa privada
- Formar estudantes criativos e empreendedores
- Ensinar tudo o que se pode aprender
- Valorizar e acompanhar as provas e avaliações
- Definir o papel de cada ente da federação
- Manter as minorias a cada mudança de governo
- Mensurar resultados – e aprender com eles
- Mudar o enfoque bacharelesco da educação
- Colocar professores formados nas disciplinas
- Colocar educação no topo da agenda
- Implantar a BNCC para atender às diretrizes estabelecidas para a educação infantil, o ensino Fundamental e médio.