A Educação é único caminho portador de um Futuro de desenvolvimento e realização das nossas potencialidades.
Assim a Educação deva propiciar:
- Ampliação da percepção de Mundo;
- Emancipação.
Afinal… os limites do nosso mundo são os limites do nosso conhecimento.
É essencial a Formação do estudante do século XXI para o século XXI… direcionada ao…
- Conhecimento;
- Tirocínio (Capacidade decisória);
- Criatividade;
- Inovação.
Necessário trazer a realidade para a sala de aula é despertar o interesse e a motivação do aprendente, qualificando o processo de ensino.
Neste processo de desenvolvimento emancipador, transcendente a importância da interdisciplinaridade que refuta a ideia de que o conhecimento é estável, compartimentalizado e linear.
Assim é a Vida, o ensino não pode ser diferente.
A Educação deva ter absoluta prioridade no Planejamento e Gestão Estratégicos de um projeto que vise o Desenvolvimento Nacional.
Esse Planejamento Estratégico da Educação deve observar os seguintes pilares:
Identificação de objetivos.
- Definição de métodos e de metodologias.
- Criação de uma ambiência educacional adequada
- Dentro da ambiência educacional… devamos ressaltar:
- Qualificação e reconhecimento dos professores;
- Qualificação e reconhecimento dos gestores escolares;
- Adequação de meios aos fins.
Essa transversalidade indica a compreensão da realidade em sua complexidade, isto é, as relações entre o conhecimento organizado sistematicamente e o conhecimento do cotidiano.
Nessa práxis educativa, a verdadeira teoria busca e se justifica na prática, todo o resto é verbalismo voltados à cooptação ideológica.
Afinal, quem só acumula conteúdo, não aprende porque não pensa.
Que possamos construir neste almejado e arejado ambiente…
- a superação da ideia de transmissão de informação como atividade estruturante da aula;
- a redefinição do sentido de conteúdo (a partir da distinção entre objeto de conhecimento e objeto de ensino), que se afasta da ideia de conjunto estabilizado de conceitos e se aproxima de um feixe de habilidades especificas;
- a crítica à premissa de que o ensino deve proceder da teoria à prática, isto é, à crença de que sem conhecer os conceitos abstratos o aluno é incapaz de pensar adequadamente sobre situações concreta;
- a afirmação da ideia de que o ensino a partir de situações e problemas concretos permitindo uma melhor compreensão das formulações teóricas necessárias ao enquadramento, à compreensão e à resolução de tais problemas.
Neste contexto, é necessário definir a estratégia de ensino com a especificação das técnicas escolhidas, a forma como serão combinadas e onde serão combinadas.
Ao tratamos de educação devemos estimular:
- Significação dos conteúdos;
- Desafios diante da perplexidade que gera curiosidade… da complexidade que nega o determinismo;
- Inquietação;
- Projetos;
- Criatividade.
Que tais experiências indicam que é proveitoso discutir, por exemplo:
- A possibilidade de ampliar para fora da sala de aula o espaço de ensino e os mecanismos necessários para isto (projetos, grupos de pesquisa etc.);
- Os mecanismos necessários para fomentar autonomia e responsabilização dos atores no processo de ensino;
- As relações da pesquisa e extensão com o processo regular de aprendizagem.
É necessário desenvolver…
- Um ambiente colaborativo;
- Uma formação entrelaçada;
- Um currículo integrador;
- Compromisso com a pesquisa;
- Significância da experiência educativa;
- Ligação com o exterior (a vida como ela é) e como decorrência …
- Transdominialidade;
- Pacto com o Futuro (compromisso: Professor/Aluno – Sociedade/Academia).
Que os Centros Educacionais possam ser assim estruturados:
- Núcleo pedagógico: envolvendo pesquisa, estudo e definição dos conteúdos e a didática a serem ministrados nos diversos cursos;
- Núcleo de neuroeducação: buscando a utilização das descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência para que sendo conhecido o processo de aprendizagem e internalização possamos traçar as estratégias mais adequadas voltadas ao ensino e aprendizagem;
- Laboratório de metodologias ativas aplicadas à criatividade e inovação baseando-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios em diferentes contextos e utilizando processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.
Tal estrutura tem por finalidade precípua fazer com que o aluno construa o conhecimento, partindo de experiências e saberes individuais ou compartilhados, desenvolvendo ao máximo a criatividade e as práticas inovadoras no seu dia a dia.
Em uma Educação que transborda visto que não se conforma.
Que pelas lentes da educação poderemos “ler o mundo” e tornar possível o sonho.
Bem nas palavras de Anísio Teixeira: “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, a vida no sentido mais autêntico da palavra”
Crescer não é repetir-se ou acomodar-se.
É um constante reinventar-se e a Educação é a nossa mediação com o Futuro, alargando as possibilidades entre a Vida pensada e a Vida Vivida.
Artigo publicado originalmente no Estadão.