• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Educação empreendedora: como estamos e onde queremos chegar?

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

14/06/2021 06:00:00

Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Êxito de Empreendedorismo e pela Unesco no Brasil constatou que 95% dos estudantes brasileiros de ensino médio consideram importante ou muito importante a educação voltada para o empreendedorismo nas escolas. Índice muito próximo foi verificado entre os professores consultados: 96%.

Esses e muitos outros dados fazem parte do estudo Percepções, conhecimentos e expectativas de estudantes e professores do ensino médio da rede pública brasileira sobre empreendedorismo, que ouviu 6.595 estudantes e 2.291 professores de todo o país no último bimestre de 2020. A iniciativa integra o projeto Lições de Empreendedorismo para o Alcance de uma Educação Emancipadora e Transformadora, por meio do qual serão realizadas iniciativas de planejamento, produção e oferta de um curso de capacitação em empreendedorismo para jovens de escolas públicas.

A relevância atribuída pelos estudantes vai ao encontro do perfil empreendedor do brasileiro. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018, pouco mais de 26% da população adulta do país tinha interesse em empreender em um futuro próximo. Entre os mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, o índice alcançava 43,1%. Entre a população ativa profissionalmente, 38,7% conduziam alguma atividade empreendedora em 2019.

Essa pré-disposição do brasileiro também foi constatada pela pesquisa do Instituto Êxito. Questionados sobre o que almejam para o futuro profissional, os estudantes apontaram como áreas de maior interesse as atividades de profissional liberal e o empreendimento. Na outra ponta, com menos interesse, ficaram a carreira militar e o trabalho do lar.

Ao repercutir o levantamento, o Jornal da USP no Ar 1ª Edição entrevistou o coordenador do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, professor Marcelo Pedroso, que foi enfático ao afirmar: “o empreendedorismo, principalmente o chamado empreendedorismo inovador, não é uma questão de sorte. Na realidade, quanto mais cedo essa competência for desenvolvida, mais sólida ela se tornará no futuro, portanto, maior a propensão ao êxito”.

Tanto essa afirmação é verdadeira que na reforma do ensino médio, ocorrida em 2017, o empreendedorismo foi estabelecido como um dos eixos estruturantes da nova política educacional do país. Para isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a contemplar, além das competências técnicas, também competências socioemocionais, como iniciativa, capacidade de trabalhar em equipe e pensamento crítico.

Embora seja uma mudança relativamente recente, a maior parte dos estudantes ouvidos pela pesquisa do Instituto Êxito diz que a formação escolar recebida nesse eixo tem sido boa, embora haja muita margem para melhoria. De acordo com a pesquisa, as variáveis “Sou incentivado a buscar oportunidades e iniciativas para concretizar meus objetivos”; “Sou estimulado a planejar e estabelecer metas”; e “Sou encorajado a desenvolver minha capacidade de persistir (perseverar)” são as que os estudantes acreditam ser as mais bem desenvolvidas pelas escolas. Por outro lado, eles acreditam que a variável “A minha escola tem obtido êxito na preparação dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho” é a menos trabalhada.

Vale registrar que a pandemia de Covid-19 estabeleceu novos padrões. Nesse sentido, a formação para o empreendedorismo torna-se ainda mais relevante no sentido de preparar os jovens para os novos desafios. Como afirma a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, na apresentação da pesquisa, “com a pesquisa sobre o empreendedorismo nas escolas de ensino médio, estamos ajudando na construção de um futuro com menos desigualdades e mais oportunidades para todos”.

De fato, conhecer essa realidade a partir da percepção dos estudantes, e também dos docentes, é o primeiro passo para a realização de políticas públicas que incidam sobre as lacunas e alinhem as expectativas da comunidade escolar, do mercado de trabalho e da sociedade.

O fortalecimento da educação empreendedora é uma das chaves que precisam ser giradas para que o país pavimente o caminho para um desenvolvimento social e econômico capaz de nos transformar em uma nação mais justa e igualitária. O Instituto Êxito de Empreendedorismo, fundado por Janguiê Diniz e outros 33 empreendedores, nasceu com essa missão e, em parceria com a ABMES, tem trabalhado para disseminar a educação empreendedora e o empreendedorismo. Contudo, transformar esse cenário precisa ser uma meta compartilhada por todos os cidadãos que desejam e acreditam em um futuro melhor.

18 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020