“Na abordagem colaborativa de construção do conhecimento, colaborar é muito mais do que aprender algo coletivamente: é criar conhecimento através de um processo cíclico de resolução de problemas em uma sala de aula baseada na ideia de comunidade de aprendizagem (classroom-based learning community)” (livremente traduzido)
Na UOC, desenvolver a capacidade de trabalhar em conjunto em um ambiente virtual é uma das competências que os estudantes precisam adquirir. Estudos da Universidade chegaram à ideia de que a aprendizagem ágil pode ser de muita ajuda na construção de práticas colaborativas mais eficientes e satisfatórias.
O método agile vem do desenvolvimento de softwares onde trabalho em equipe, comunicação, adaptação para mudança e tomada de decisão são promovidos. Dentro do desenvolvimento desse software há metodologias, como a metodologia SCRUM.
As principais características do SCRUM são:
- papéis efêmeros (os papéis trocam entre os membros do time).
- sprints (entregas parciais de trabalho entre 1-4 semanas).
- flexibilidade (no final de cada tarefa de sprint, tudo é avaliado e, se necessário, o curso do projeto muda).
- encontros regulares.
- trabalho dividido em blocos.
- responsabilidade compartilhada por todo o time.
As fases são, tipicamente: (a) Sprint 0, (b) planejamento, (c) desenvolvimento, (d) revisão e (e) análise.
Foi publicado em 2012 o Agile Manifesto in Higher Education (Kamat, 2012), que pode ser traduzido livremente por "O Manifesto Ágil da Educação Superior". Nesse manifesto, há quatro princípios orientadores:
- professores e alunos acima de administração e infraestrutura
- competência e colaboração acima de submissão e concorrência
- empregabilidade acima de programas curriculares e notas
- atitudes e skills acima de aptidão e diplomas.
O EDUSCRUM e a adoção de métodos ágeis na educação
O EduScrum é a adoção da metodologia SCRUM dentro do contexto educacional. De acordo com os criadores do guia EduScrum, Delhij and van Solingen, o time EduScrum é composto por:
- "Product Owner": um professor, que determina o que precisa ser aprendido, monitora o processo e avalia os estudantes.
- Um time de estudantes: um time auto-organizado, responsável e multidisciplinar que entrega resultados de aprendizagem de forma interativa e incremental.
- "EduScrum Master": um líder coaching escolhido pelo "Product Owner" ou pelo time de estudantes que ajuda o grupo a otimizar a performance, mas não o direciona.
Adotar métodos agiles na educação é desafiador: segundo Kropp et al. (2014), muitas são as dificuldades de uma aprendizagem auto-organizada e autodeterminada. Ainda segundo uma pesquisa que eles conduziram, os maiores desafios no desenvolvimento de times agile são a colaboração e a comunicação.
As metodologias ágeis dentro dos ambientes virtuais também são um grande fator desafiador: a comunicação mediada é mais complexa que a comunicação presencial. Por essa razão, há uma matéria obrigatória chamada “Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais”, em que cada aluno tem que estar envolvido quando matriculado em qualquer grau da UOC.
Apesar do grande desafio, Ingrid conclui seu artigo com a afirmação:
“Acreditamos que metodologias ágeis poderiam ser implementadas em várias disciplinas [...] A aprendizagem ágil poderia transferir as barreiras das equipes e salas de aula, promover verdadeiramente o avanço das comunidades de aprendizagem dentro das sala e ampliar a interação entre alunos de diferentes disciplinas” (traduzido livremente)
A Liga acredita na implementação das metodologias ágeis na educação do futuro. No mais novo ebook da Liga, abordamos o tema do mindset do futuro para as IES independentes. Para ler mais sobre isso, cadastre-se em IES independentes: o Mindset do Futuro (ligaeducacional.com.br)
Se quiser saber mais sobre a LIGA Educacional me mande um e-mail ou ligue; Alexandre Mathias - Sócio e Head do Segmento de Educação Superior - mathias@ligaeducacional.com.br - (21) 99779-4281
21