A gente sempre acreditou que a aprendizagem acontece em todos os lugares e que o grande desafio atual é "aprender a aprender" e não decorar conteúdo. Ademais, sempre pensamos que os nossos estudantes precisavam ir além dos conhecimentos teóricos, além dos conhecimentos técnicos, na tentativa de unir ambos, com o desenvolvimento de atitudes. Mas e os nossos educadores?
A escola de formação docente da LIGA nasce como uma resposta a necessidade de qualquer profissional e indivíduo de estar em constante construção e reconstrução. Nasce como resposta na nossa crença de que quando aprendemos em rede, quando trocamos com o outro, aprendemos melhor. E se acreditamos nessa premissa para os nossos estudantes, não fazia sentido que não fosse assim com os nossos docentes.
Todo Educador, ao entrar na LIGA passa por uma formação inicial que chamamos de Imersão. Nesse momento, discutimos o papel do professor, as novas abordagens de aprendizagem e reconstruímos, juntos, o que é ensinar e aprender. Os professores se colocam no papel de aprendizes. Após essa imersão, todos os professores passam também pelo desenvolvimento da competência que chamamos de "Planejar a experiência de aprendizagem na LIGA" e, nessa "meta formação", à medida que reflete sobre seu planejamento, ele constrói a experiência de aprendizagem do estudante, discutindo e refletindo com os demais colegas de profissão - ser professor deixa de ser solitário.
A partir daí, quando o professor embarca nessa viagem de planejar experiências de aprendizagem que sejam significativas, muitas outras dúvidas, ansiedades e curiosidades surgem. Por isso a escola de formação docente da LIGA é infinita. A cada mês os Educadores da rede tem acesso a projetos dentro da nossa plataforma de aprendizagem - assim como os alunos - que os levam a desenvolver competências importantes para o fazer docente.
Mas quem define quais são essas competências? Os próprios educadores! ouvimos a nossa rede e as suas necessidades e sempre planejamos os próximos passos pensando em quais são as suas expectativas. Além do desenvolvimento das competências, a troca entre educadores que estão espalhados por todo o Brasil faz desses projetos uma verdadeira experiência de aprendizagem.
Aprender a aprender. Lifelong Learning. Aprendizagem significativa. Ao longo da vida. Colaboração na aprendizagem. Tudo isso em um ambiente voltado para o desenvolvimento de competências, através de projetos reais, que conectam nossos educadores numa grande rede, formando o ecossistema da LIGA.
17