“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
Paulo Freire
A educação socioemocional é uma proposta de aprendizagem que visa aprofundar a capacidade de reconhecer sentimentos, regular emoções e estabelecer conexões positivas. Criatividade, pensamento crítico, resiliência emocional, autoconfiança e assertividade são virtudes cultivadas dentro da educação socioemocional.
Um bom incentivo para o desenvolvimento dessa habilidade é promover atividades em grupo, pois são eventos que dão a oportunidade de dividir opiniões, ensinar adultos a lidar com conflitos ou momentos desconfortáveis, desenvolver competências emocionais e melhorar atividades de relacionamento, propondo reflexões que melhoram o potencial de tomada de decisão e liderança.
“Quando as pessoas acreditam que suas qualidades básicas podem ser desenvolvidas, os fracassos podem ser dolorosos, mas não as definem. E, se é possível expandir as capacidades – se a mudança e o crescimento são possíveis – então, há muitos caminhos para o sucesso.” (Carol Dweck – Mindset: A nova psicologia do sucesso)
Alguns exemplos de atividades que podem estimular a educação socioemocional:
- Debates em grupo com dilemas éticos
- Análise para resolução de problemas
- Apresentação de um filme para reflexão e discussão
- Dinâmica de escuta ativa
- Cartões com perguntas e respostas
- Investir na saúde mental dos seus colaboradores
O aprendizado não precisa ser só aplicação de conteúdo, ele precisa ir além da sala de aula. Um espaço como o ambiente universitário é ideal para a aprimoração de práticas cognitivas e socioemocionais, isso porque os estudantes poderão aprender a lidar com situações do mercado de trabalho antes mesmo de chegar nessa etapa.
Disponibilizar educação socioemocional dentro do currículo da instituição proporciona aos estudantes um ensino com propósito. Uma forma humanizada de educar, transforma vidas e potencializa a capacitação técnica. Precisamos reforçar sempre que aprender também é conceder bem-estar com autonomia, escuta e protagonismo.
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