As instituições de educação superior que buscam preparar seus estudantes para carreiras bem-sucedidas em TI&C enfrentam uma série de desafios à medida que projetam seus currículos e implementam mudanças em detrimento das sucessivas inovações no setor de tecnologia.
Esses desafios incluem a dificuldade em se manter à par das mudanças na área de TI&C e permanecer relevantes. A tecnologia da informação é uma indústria altamente dinâmica, mesmo para profissionais no setor, que podem ser pressionados a ficarem em sincronia com os últimos desenvolvimentos.
Cursos baseados em projetos podem ser difíceis de desenvolver e implementar. Porém, fornecer aos estudantes esse tipo específico de experiência costuma pagar dividendos em longo prazo.
Laboratórios podem ser inacessíveis para alguns estudantes. Nos últimos tempos, os desafios de proporcionar aos estudantes experiências presenciais e mão na massa se intensificaram e são critérios para retenção.
Criar avaliações que medem a aprendizagem e as habilidades relevantes para o futuro sucesso na força de trabalho é muitas vezes uma atividade cara, intensa e laboriosa.
Entretanto, as instituições de educação superior também têm oportunidades que podem ser aproveitadas em seu próprio benefício e em benefício dos seus estudantes. A Microsoft oferece currículos apropriados para experiências que podem ajudar a expor os estudantes e educadores a conceitos e tecnologias avançadas. À medida que essas abordagens contemporâneas ou inovadoras são lançadas, também são lançados materiais didáticos e laboratórios que apoiam abordagens práticas de ensino e aprendizagem que darão suporte a estudantes que não possam frequentar fisicamente as instalações e laboratórios dos campi, como vem ocorrendo ciclicamente durante a pandemia do coronavírus.
Os avanços tecnológicos normalmente ocorrem em um ritmo muito alto, mas esses avanços nem sempre significam implementações imediatas dessas tecnologias entre os maiores contratantes de mão de obra do setor, que preferem contratar dentro de especializações mais amplamente disponíveis e já implementadas, por representarem menores custos e maior disponibilidade. Portanto, a maioria das novas posições de carreira costuma alavancar tecnologias já disponíveis e amplamente implementadas que já se mostraram eficientes e com um alto custo-benefício. Por conta da estabilidade e popularidade dessas tecnologias é facilitada a sua implementação em componentes curriculares.
Certificações de nível básico, por exemplo, e o seu treinamento, visam habilitar os estudantes em competências que os contratantes podem utilizar imediatamente na força de trabalho, aumentando as chances de sucesso logo no início da carreira para esses novos profissionais.
Estudantes bem-preparados que contemplam um currículo que reflete as necessidades atuais da indústria são mais propensos a serem bem-sucedidos em seus primeiros anos de carreira, assim como novatos nas carreiras de TI&C com habilidades e experiências educacionais, identificadas por contratantes como importantes, tem mais chances de serem bem-sucedidos em suas carreiras.
Credenciais de certificação, por exemplo, são alavancadas como indicadores de proficiência quando apoiadas pela educação superior formal que, por sua vez, ajuda a preparar os estudantes a passarem nos exames para as certificações — aumentando as chances de sucesso desses novos profissionais, e fornecendo experiência com tecnologias que podem ser usadas no trabalho ou que podem ser semelhantes a competências necessárias para trabalhos em TI.
As habilidades em nuvem são cada vez mais importantes. Familiaridade com a administração básica da nuvem, juntamente com uma gestão de infraestrutura mais avançada, podem ajudar novos entrantes nas carreiras de TI&C a alcançar sucesso em uma série de funções. As aulas de Ciência da Computação e teoria técnica podem ajudar novos profissionais a se tornar bem-sucedidos em suas carreiras de TI&C, fornecendo uma base de conhecimento sobre a qual conjuntos de habilidades mais focados podem ser construídos.
Experiências educacionais que proporcionam essas habilidades, ou que proporcionam oportunidades de exercício dessas habilidades, resultam em maior sucesso na carreira. Estudantes dedicados não têm dificuldades em encontrar essas experiências educacionais para desenvolverem as suas habilidades. No entanto, a exposição dos estudantes a esses conjuntos de habilidades muitas vezes requer o desenvolvimento de um curso ou currículo projetado para especificamente atraí-lo a exercer essas habilidades.
Para conhecer mais sobre a implementação de recursos tecnológicos inovadores em currículos e adicionar experiências de aprendizagem alinhadas ao setor que melhor posiciona os graduandos a alcançar o sucesso em suas carreiras de TI&C, convidamos você a conhecer nossa plataforma de empregabilidade para estudantes, projetada para atender as necessidades do mercado de trabalho do futuro.
Uma pesquisa do ManPower Group revelou que 4 em cada 10 empresas latino-americanas têm dificuldade em encontrar trabalhadores qualificados com habilidades técnicas específicas. Na região, a Argentina é o país mais impactado: 59% das empresas lutam para encontrar o profissional adequado, seguida pela Colômbia, com 50%, e pelo Peru, com 49%, segundo dados do Fórum Econômico Mundial.
Para ajudar você a oferecer aos seus estudantes uma formação mais adequada às necessidades do século 21, capaz de formar profissionais mais qualificados e habilitados para gerar valor a partir de um conhecimento que não seja apenas teórico, mas também baseado em tecnologia, análise e habilidades sociais (soft skills), recomendamos dois materiais completos com todas as plataformas e recursos online disponíveis que você pode começar a usar hoje mesmo para superar essa lacuna.
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Fonte:
Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup Q3 2021
Essential Learning: Skills for Early IT Career Success
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