• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Trilhas sociemocionais e gestão educacional: dois tópicos em alta

Outros Autores

28/04/2022 06:00:01

Considerada como um dos mais importantes eventos de educação do país, a Bett Brasil maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina, volta ao seu formato presencial em 2022. Dentro de 15 dias, entre 10 e 13 de maio, o Transamerica Expo Center, em São Paulo receberá o evento, formado pelo Congresso, a Feira de Expositores e o Fórum de Gestores. 

Este ano, será ampliado o debate sobre o futuro da educação e o futuro das organizações educacionais nesse cenário do pós-pandemia. Esses assuntos vêm crescendo muito em função do aumento do interesse sobre questões ligadas à gestão educacional e também às questões da educação socioemocional.

Celso Niskier, conselheiro da Bett Brasil, está envolvido ativamente com os dois assuntos. Além de moderar vários debates na trilha sobre “Competências socioemocionais e o impacto na aprendizagem” no Congresso, Niskier também fará uma palestra no Fórum de Gestores. Segundo o educador, é fundamental que se discuta nesse ambiente todas as questões que afligem os gestores no seu dia a dia.

“Há muitos desafios para se debater. A recuperação da aprendizagem, o acolhimento das sequelas psicologicas da Covid, a inovação dentro do currículo e também na forma de organização das instituições educacionais. Certamente será um debate interessante e oportuno neste momento em que o mundo define como será a educação da era pós Covid”, disse Niskier, reitor da Unicarioca e diretor presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

O credenciamento gratuito para visitantes da feira continua disponível neste link, e as participações no Congresso, que é pago, podem ser efetuadas online. Toda a agenda da programação de conteúdo do evento está disponível para consulta neste link. 

São esperadas mais de 280 marcas expositoras mo local, como a gigante Microsoft, parceira global do evento. O Educador21, como parceiro de produção de conteúdo pelo terceiro ano consecutivo, também fará uma ampla cobertura. E você já pode começar a se preparar para a Bett Brasil acessando a aba ‘ESPECIAL BETT’ no menu principal do nosso portal.

Mas qual é a relação entre educação socioemocional e gestão educacional?
Além de ser meditante que há quase 20 anos, Celso Niskier afirma acreditar que o autoconhecimento é uma competência fundamental para o novo mundo. Isso porque serão muitos os deasfios a serem enfrentados pelos jovens, como mudanças no mercado de trabalho, mudanças culturais e mudanças também nos propósitos que levam esse jovem a estudar.

“Tudo isso faz com que a base emocional do jovem seja muito importante e merece ser muito bem trabalhada. A Bett Educar tem contemplado essa trilha, e espero que seja um assunto cada vez mais debatido, incluindo soluções e ideias concretas, como meditação nas escolas, projetos ligados a compaixão, projetos sociais das instituições. A Bett Educar sai na frente, abrindo espaçco para esses debates, tão importantes para o futuro da educação e da humanidade”, disse Niskier.

Já no Fórum de Gestores, Celso Niskier falará sobre “Inovação no ensino superior”,  no dia 11, junto com a educadora Simone Imperatore. Na ocasião, o educador abordará os modelos dos quadrantes híbridos da aprendizagem e como eles podem ser aplicados no dia a dia do planejamento acadêmico das IEs.

“Será uma oportunidade de compartilhar com os participantes um pouco sobre tudo o que está acontecendo na inovação da educação superior, acelerada pela pandemia”, resumiu Niskier, acrescentando que a ABMS, junto com o Instituto Península e o apoio da Anec, elaborou um e-book que traz a definição do “professor que queremos neste momento de desafio pós pandemia.”

O e-book reúne casos de sucesso em habilidades digitais e, consequentemente, exemplos concretos de como o professor pode trabalhar currículos multidisciplinares e outros desafios ligados à própria formação. “A Unicarioca também trabalhou na elaboração desse texto, e ali estão várias constribuições que, acredito, serão muito importantes para a evolução dos cursos de licenciatura no país”, explicou o educador.

Fórum de Gestores será realizado com programação própria
Enquanto o Congresso terá como tema central das discussões “Cocriando a Educação do Futuro” para incentivar o diálogo sobre a educação ao longo da vida de forma inclusiva, equitativa e de qualidade, o Fórum de Gestores será uma oportunidade para incentivar o compartilhamento de novas ideias e experiências reais sobre a gestão educacional.

Direcionado a gestores educacionais de instituições públicas e privadas, o evento ocorrerá em paralelo ao Congresso e à Feira de Expositores durante os quatro dias do evento. A programação do Fórum de Gestores conta com a participação de educadores e especialistas em gestão de pessoas, finanças, marketing e área pedagógica. O objetivo do Fórum de Gestores será o de discutir temas relevantes e tendências para os ensinos Básico e Superior.

O Fórum de Gestores reunirá, para isso, nomes reconhecidos do segmento educacional. Entre eles o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, a secretária de Educação do Estado do Amazonas, Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, o secretário Municipal de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta, a diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Lucia Dellagnelo, a diretora da Escola Brasileira de Professores (EBRAP), Guiomar Mello, da Somos Educação, Mario Ghio, e a diretora executiva do Grupo SEB Educação, Thamila Zaher.

12 

Precisamos de uma educação que prepare os estudantes para o futuro

Mozart Neves Ramos

Membro do Conselho da Mind Lab e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP – Ribeirão Preto

28/11/2025

 

A universidade como a conhecemos vai acabar (e isso é uma boa notícia)

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

25/11/2025

 

Equilíbrio e segurança: STF traz clareza quanto ao intervalo dos professores

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

24/11/2025

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020