Criado para impulsionar a captação de clientes para as empresas, o “Member get Member” pode ser classificado como uma estratégia do famoso marketing de indicação. Ainda que o nome pareça intuitivo, a aplicação da estratégia não é tão simples. Porém, pode trazer uma série de vantagens para qualquer negócio por envolver um forte indice de confiança entre do emissor e o receptor.
Com tradução livre para “membro leva membro”, a estratégia consiste no oferecimento de vantagens a clientes, colaboradores ou parceiros que consigam trazer novos usuários da marca através de indicação.
A prática costuma ter grande poder, pois quando se oferece um serviço de qualidade, já é esperado que a pessoa que obteve uma boa experiência, compartilhe com seu ciclo. Porém, quando ela vê que ainda pode se beneficiar dessa indicação, isso a torna muito mais motivada a divulgar.
E como funciona o “Member get Member”? Você já entendeu que o “Member get Member” oferece vantagens a quem indica a empresa. Mas agora chegou o momento de ver quais são os tipos mais comuns de recompensas:
- Cupons de desconto
- Prêmios em dinheiro
- Isenção de taxas
- Brindes exclusivos
- Entre outras.
Além da definição de recompensas, muitas empresas utilizam o sistema de níveis ou programas de pontos, que, normalmente, vendem a seguinte ideia: quanto mais pessoas forem indicadas, mais recompensas ou melhores prêmios serão obtidos. Basicamente, tudo vai depender do seu nicho, público e possibilidades de orçamento.
A estratégia “Member get Member” pode atingir diferentes objetivos e proporcionar diversas vantagens além da intenção principal de captação, como:
- Fidelização
- Ampliação da credibilidade
- Retenção de clientes
- Aumento da divulgação da marca
Ainda que a aplicação do método se resuma ao oferecimento de uma bonificação em troca da indicação por parte de clientes e colaboradores, há todo um processo envolvido por trás do “Member get Member” e ele deve ser muito bem adequado para cada empresa.
Neste processo, são estabelecidas etapas de pesquisa de público-alvo, estrutura de negócio, satisfação interna, possíveis canais de divulgação da campanha, orçamento disponível para este fim e, principalmente, formas de controle ou metrificação das indicações.
Cada uma dessas etapas precisa estar fielmente estudada e alinhada para uma aplicação mais eficiente, lembrando sempre de três informações importantes:
Clientes insatisfeitos não indicam - Ou seja, você precisa pensar primeiro em como tornar seu cliente satisfeito e engajado com a empresa antes de inserir esse tipo de estratégia.
Os benefícios oferecidos precisam estar ligados com os interesses do seu público - De nada adianta gastar uma grande verba com brindes que os seus usuários não percebam valor. Por isso, avalie com clareza sua persona e seus interesses.
Qualquer ação precisa ser divulgada - Se você fizer todo o planejamento, mas não mantiver os usuários cientes da campanha, a chance de ter resultados expressivos reduz significativamente.
Uma bom exemplo dessa estratégia é o programa “Deu Liga”, desenvolvido pela Liga - Ecossistema Educacional. Com o objetivo de captar clientes, estimular o reconhecimento de valor da empresa por parte dos funcionários e integrá-los no desenvolvimento do grupo, foi estabelecido esse novo modelo de “Member get Member”.
Pensando no quanto todos desejam uma forma de aumentar seus salários, foi determinado uma bonificação em dinheiro de acordo com a quantidade de matrículas efetuadas por cada vendedor. Dessa forma, a Instituição alcança seu objetivo de aumento da captação, ao mesmo tempo que ajuda seus funcionários a investirem no próprio futuro.
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